Grupo de Trabalho “Brincar” reuniu em Vila Nova de Famalicão
Esposende
participou no 12.º Encontro do Grupo de Trabalho “Brincar”, da Rede
Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que decorreu recentemente
em Vila Nova
de Famalicão, para relembrar que Brincar tem um papel crucial na vida
das crianças.
A iniciativa contou com representantes de 35 municípios, maioritariamente profissionais das áreas da Educação, Cultura e Desporto, e serviu para fortalecer as parcerias e inspirar novas ações para um futuro educativo mais inovador e inclusivo.
O encontro colocou em evidência uma das atividades mais importantes da infância: Brincar, tendo os participantes tido oportunidade de assistir a uma conferência sobre o Tema “O risco de não arriscar”, proferida pela professora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Rita Cordovil, que apresentou experiências educativas que retratam que a educação, perceção e controlo do risco só é possível através de confronto com situações arriscadas entre o corpo e o envolvimento físico construído e natural. Ficou patente que através do brincar de forma livre e não estruturada, as crianças adquirem experiências com o imprevisto, o imprevisível e o incerto. As vantagens no seu desenvolvimento são muito significativas: capacidade de adaptação, cultura de sobrevivência, confronto com situações adversas, regulação emocional, autoconfiança, relação social e competências motoras, cognitivas e sociais. Foram apresentados os resultados de alguns estudos que relacionam o ser ativo com o desenvolvimento do cérebro e com o desenvolvimento neurológico, demonstrando que as crianças mais ativas têm mais capacidade de aprendizagem e mais capacidade de concentração. E têm, a médio e a longo prazo, mais capacidade de terem sucesso, mais autoestima e maior capacidade de autorregulação.
O grupo de trabalho teve, ainda, a oportunidade de visitar parceiros institucionais que promovem a brincadeira e conhecer as boas práticas de alguns projetos educativos que contribuem para o desenvolvimento psicomotor das crianças e jovens.
De referir que este grupo tem por principal objetivo promover atividades relacionadas com o Brincar nos Municípios aderentes, identificar projetos e partilhar as boas práticas relacionados com a temática do Brincar, bem como organizar o seminário nacional “Brincar nas Cidades Educadoras”.