sábado, 18 de janeiro de 2025

Esposende implementa “Projeto Sucesso para Todos”


Projeto educativo contribuiu para a melhoria do desempenho escolar no 1º Período Letivo

Com o intuito de promover o sucesso educativo, desde a Educação Pré-Escolar ao ensino secundário, o Município de Esposende está a desenvolver nas escolas do concelho, no presente ano letivo, o Projeto Sucesso para Todos (PST).

O projeto, que resulta de uma candidatura ao programa Norte 2030, é orientado para uma intervenção preventiva para potenciar o desenvolvimento de competências multifuncionais nos alunos, nos domínios socioemocional e de aquisição de literacias, com vista à sua plena integração social.

 

Através de uma equipa de profissionais de Psicologia e das estruturas dos Serviços de Psicologia e Orientação foi possível garantir o apoio e acompanhamento psicossocial e psicoeducativo dos alunos, contribuindo para a melhoria das suas competências socioemocionais e relacionais e estimulando as aprendizagens escolares. 

 

Assim, ao longo do primeiro período do ano letivo 2024/2025, foram realizadas 168 sessões de intervenção psicológica abrangendo 95 alunos, desde a Educação Pré-Escolar ao 12.º ano de escolaridade, com maior incidência junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas ações incidiram sobre a promoção de estratégias de gestão e regulação socioemocional, nomeadamente ao nível da capacitação para o uso de ferramentas de suporte ao sucesso escolar.

 

No âmbito da promoção de estratégias de intervenção com a família, foram intervencionadas 71 famílias e realizadas 67 sessões parentais. As metodologias de intervenção integraram atividades de enriquecimento, capacitação parental, consultoria e intervenção, intervenção individual ou em pequeno grupo e turma, ações em regime de coadjuvação e colaboração com outros projetos das escolas.

 

O Projeto Sucesso para Todos está estruturado em três grandes domínios de intervenção: Programa de Intervenção e de Prevenção Escolar, Programas de Promoção de Competências Cognitivas e Comportamentais, e, Ações de Coordenação, Monitorização e Avaliação. O Programa de Intervenção e de Prevenção Escolar assenta na disponibilização de recursos técnicos especializados com enfoque na atuação precoce e através da realização de diagnóstico e intervenção individualizada. Os Programas de Promoção de Competências Cognitivas e Comportamentais visam uma intervenção grupal, para o desenvolvimento de programas de promoção de competências, que simultaneamente complementem a ação educativa com o apoio psicossocial e psicoeducativo. Ao nível da coordenação, monitorização e avaliação, será implementado o processo de coordenação e orientação técnico-metodológica por forma a garantir que o desenvolvimento do projeto seja orientado para os objetivos e resultados assumidos.