sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

“Loja Social de Esposende é marca identitária do concelho”

Assinala Presidente da Câmara Municipal no 13.º aniversário do espaço

A Loja Social de Esposende festejou o 13.º aniversário, numa cerimónia em que o presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, destacou a importância do projeto para a coesão comunitária. “A marca identitária do Município está bem patente neste espaço”, sustentou o autarca, agradecendo a todos os voluntários e parceiros que colaboram com a Loja Social e que, devido ao seu espírito altruísta, fazem com que seja um projeto consistente.

“A Loja Social de Esposende é um projeto que nos distingue dos restantes municípios. Esta é a casa da esperança, por ser projeto que permite resposta social específica, na ajuda a famílias que, por razões várias, dela precisam”, apontou Guilherme Emílio, agradecendo aos antecessores “que tiveram o rasgo de criar a Loja Social e fazê-la crescer, ao longo dos últimos 13 anos”.Ao todo,já foram apoiadas 973 famílias, nestes 13 anos de existência da Loja Social, num total de 75 985 utilizadores.

Nesta cerimónia, o presidente da Câmara Municipal elogiou a equipa da Loja Social, assim como o espetáculo proporcionado pelo grupo "A Nortada", com encenação de Hugo Dias e que contou com a participação de JackieJoy e Tiago Guimarães e que relaciona o trabalho desenvolvido na loja com a Nortada e com o voo dos papagaios. “A Nortada fez-nos‘sentir’ este projeto que é de pessoas para pessoas”, concluiu Guilherme Emílio.

A Loja Social de Esposende é um projeto desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende que assenta numa lógica de intervenção colaborativa das várias entidades que integram o Conselho Local de Ação Social de Esposende, proporcionando acesso a bens de primeira necessidade,de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e económica.

Desde a sua fundação, em 2012, a Loja Social já acolheu 3,8 milhões de bens doados e promoveu 25 227 trocas (fruto de 873 025 bens recebidos e 491 249 bens entregues).

Desde 2012, 307 voluntários colaboraram com a Loja e, no projeto Vintage For A Cause | FromGranny To Trendy, participaram 51 pessoas. Foram estabelecidas 725 parcerias e 97 empresas colaboraram com a Loja Social.

Reciclar, reutilizar e reaproveitar os bens, contribui para um ambiente melhor, conduzindo a consumos e modos de vida responsáveis, inclusivos e sustentáveis e à promoção de práticas de sustentabilidade e de responsabilidade para o bem comum.

Por outro lado, possibilita o acesso a bens de primeira necessidade por parte das famílias que comprovadamente apresentem carências socioeconómicas, na medida em que as mesmas são acompanhadas tecnicamente.

No âmbito da Loja Social desenvolveu-se, ainda, o projeto “FromGranny to Trendy”, da Vintage for a Cause, criado em 2019 e que conta com 51 mulheres com mais de 50 anos que se encontram fora da vida ativa e que através da técnica upcycling prolongam a vida dos bens usados, potenciando uma aprendizagem ao longo da vida.

Com esta ação, o Município de Esposende está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, metas transversais a todas as áreas de gestão municipal.