quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Feira do Voluntariado na Escola Secundária Henrique Medina sensibilizou alunos para cidadania ativa

 Evento decorreu entre 2 e 6 de dezembro, organizado 

pelo Banco Local de Voluntariado e Clube Europeu Medina

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, que se assinala a 5 de dezembro, o Município de Esposende, através do Banco Local do Voluntariado e em colaboração com o Clube Europeu Medina da Escola Secundária Henrique Medina, promoveu, entre os dias 2 e 6 de dezembro, a Feira do Voluntariado.

 

A iniciativa pretendeu promover o voluntariado, bem como o reconhecimento dos organismos envolvidos na promoção desta prática de cidadania. Consciencializar e informar é essencial para contribuir para a formação de jovens mais conscientes e comprometidos com a sua comunidade, através da cidadania ativa e da responsabilidade social.

 

Este evento contou com a participação do Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, Centro Social e Paroquial de Gandra, Centro de Educação Ambiental da Esposende Ambiente, Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado, Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas, Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente e da Santa Casa da Misericórdia de Esposende/Hospital Valentim Ribeiro. Associaram-se também à iniciativa a Amar 21- Associação de Apoio à Trissomia 21 e Outras Perturbações do Neurodesenvolvimento e a SOPRO - Solidariedade e Promoção ONGD.

 

A par da ação de promoção do trabalho destas organizações de economia social, o evento integrou diversas ações de destaque com atividades direcionadas para os jovens.

Assim, no dia 2 de dezembro, a Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente, proporcionou algumas atividades baseadas na natureza; no dia 3 de dezembro, a UCC Convida saúde/Unidade Local Saúde - Barcelos/Esposende dinamizou uma sessão de yoga do riso com os jovens; no dia 4 de dezembro, o Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas promoveu a oficina de cerâmica "Mãos ao Barro - Arte, Natureza e Comunidade"; no dia 5, a Loja Social de Esposende, no âmbito da Oficina Linhas de Partilha, em pareceria com a consultora de design de interiores Ana da Silva, realizou  uma ação designada “o coração do Voluntariado”; e, por fim, no dia 6, foi dinamizada, pela Pista Mágica, uma sessão de teatro mudo sobre “O impacto do voluntariado”.

 

A encerrar o evento teve lugar uma sessão de partilha, intitulada “Juntos pelo Voluntariado: experiências de cidadania ativa”, que contou com a presença da Vereadora da Coesão e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Vilar, e do Subdiretor da Escola Secundária Henrique Medina, Avelino Santos. Sob a moderação de Jaqueline Areias, representante do Clube Europeu Medina, proporcionou-se um momento de partilha de experiências, com os testemunhos de quem tem presente nas suas vidas o voluntariado, nomeadamente de Mafalda Magalhães, Gestora de Projetos e Serviços da Pista Mágica, e Tomás Teixeira, aluno do 12.º ano da Escola Secundária Henrique Medina e voluntário na Loja Social de Esposende, que, estando em fases da vida distintas, partilham do mesmo sentimento de pertença aos projetos que integram enquanto voluntários.

 

A Vereadora Alexandra Vilar dirigiu palavras de agradecimento aos alunos e professores pelo envolvimento neste projeto, enaltecendo a importância do voluntariado e da solidariedade, enquanto papel de grande relevância na educação. “É fundamental e de grande relevância as organizações envolverem-se em iniciativas de voluntariado, ter a oportunidade de ampliar as suas ações e contribuir de forma mais significativa para a resolução de problemas sociais, ambientais ou comunitários”, referiu. A Vereadora destacou, ainda, o excelente trabalho desenvolvido pelo Banco Local de Voluntariado, assegurando que o Município continuará a trabalhar em prol da promoção, capacitação e dinamização de práticas de voluntariado.

 

Por sua vez, Avelino Santos realçou o trabalho de cidadania desenvolvido pelos docentes e estudantes, materializando a máxima “fazer o bem sem olhar a quem”.

 

O evento culminou com o reconhecimento e entrega de diplomas aos alunos que participaram em ações de capacitação em Educação para o Voluntariado e Cidadania Ativa, numa colaboração entre o Município de Esposende e a Pista Mágica, no âmbito do VES - Voluntariado de Emergência Social, candidatura aprovada ao Programa Parcerias para o Impacto.