segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Arquivo Municipal de Esposende deu a conhecer trabalho realizado por bolseiros

 

15.º Encontro Nacional de Arquivos Municipais/1.º Encontro Ibérico de Arquivos Municipais

 

O Arquivo Municipal de Esposende participou no 15.º Encontro Nacional de Arquivos Municipais/1.º Encontro Ibérico de Arquivos Municipais, que decorreu nos dias 28 e 29 de novembro, em Braga, sob o tema “Arquivos e Sociedade”.

No segundo dia de trabalhos, Esposende apresentou o poster científico “Arquivo Municipal de Esposende: um espaço de participação e capacitação”. Seguindo o eixo temático “Arquivos, participação e construção de comunidades”, o Arquivo deu a conhecer o trabalho realizado, naquele serviço, pelos bolseiros universitários inscritos no programa de Bolsas de Estudo do Município de Esposende.

 

Desta ação tem resultado o tratamento e divulgação de documentação, o contacto com a setor da administração pública e a área da gestão da informação, assim como a valorização da formação e experiência dos bolseiros. Os bolseiros têm revelado conhecimentos e capacidades adquiridas ao longo do serviço comunitário e valorizadas no seu percurso profissional e académico, mais precisamente na candidatura a mestrados, projetos de investigação e elaboração de artigos.

 

Como resultado visível estão disponíveis, no portal do Arquivo Municipal de Esposende, em https://arquivo.cm-esposende.pt/, cerca de 4750 Processos de Emigração, com os respetivos Verbetes dos emigrantes do concelho de Esposende, entre 1950 e 1965, que se deslocavam para países como o Brasil, Argentina, França, entre outros destinos.

 

O 15.º Encontro Nacional de Arquivos Municipais/1.º Encontro Ibérico de Arquivos Municipais foi promovido pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD) e Mesa de Trabalho de Arquivos da Administração Local (MTAAL) da Federação Espanhola de Associações Profissionais de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação, Informação e Interpretação, Museus e Sítios Arqueológicos (ANABAD).

 

No ano em que se celebram os 50 anos da Revolução de 25 de Abril, 50 anos de democracia, pretendeu-se realçar a importância dos serviços de Arquivo para a construção do Estado de Direito.