quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Arquivo Municipal de Esposende aderiu à Rede Portuguesa de Arquivos

 

O Arquivo Municipal de Esposende passou a integrar o Portal Português de Arquivos (PPA), alcançando, por esta via, maior visibilidade e contribuindo para uma maior difusão do património arquivístico do concelho, da sua identidade e memória.

O PPA é um repositório de memórias coletivas, base de identidades comuns das entidades aderentes à Rede Portuguesa de Arquivos (RPA). Tem como propósito a divulgação do património arquivístico disseminado por diferentes serviços de arquivo, tornando-o acessível aos cidadãos, nomeadamente portugueses, europeus e dos países da CPLP, através do endereço  https://portal.arquivos.pt/.

 

Recorde-se que o Portal do Arquivo Municipal de Esposende disponibiliza, entre outros, o Fundo da Administração do Concelho de Esposende, da Câmara Municipal de Esposende e, mais recentemente, da Santa Casa da Misericórdia de Esposende. Destaca -se a disponibilização de todas as atas da Câmara Municipal, desde 1639 a 2022, Livros dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Esposende, de 1598 a 1996, e, mais recentemente, os Processos de Emigração com os respetivos Verbetes dos emigrantes do concelho de Esposende, entre 1950 e 1965. Estes documentos estão disponíveis para consulta online, em: https://arquivo.cm-esposende.pt/.

 

A adesão ao Portal Português de Arquivos configura mais um importante passo na democratização da cultura e da informação e na promoção da igualdade de oportunidades, em linha com as metas preconizadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.