sábado, 14 de setembro de 2024

Esposende já dispõe de rede de pontos de recolha de Óleos Alimentares Usados

 

O Município de Esposende já instalou Oleões em todo o concelho, criando, assim, uma rede de pontos de recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU).

Nesta primeira fase, foram instalados 16 Oleões, no âmbito de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal, a Esposende Ambiente, a Resulima, entidade gestora do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Seletiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Vale do Lima e Baixo Cávado, e a RECIOL, empresa autorizada para a recolha, transporte e tratamento de óleos usados, pioneira neste setor de mercado.


Esta parceria prevê a instalação de um conjunto de até 35 equipamentos em todo o território concelhio, abrangendo, assim, todas as freguesias, em locais definidos pelo Município em articulação com as Juntas de Freguesia. Em conjunto com a Esposende Ambiente e a Resulima, o Município assumirá ainda a promoção de campanhas de sensibilização e comunicação, no sentido de promover a reciclagem de óleos alimentares usados provenientes de produtores domésticos e de outros pequenos produtores de resíduos urbanos, incentivando à participação ativa dos membros da comunidade na proteção do ambiente.

 

Esta medida reveste-se de especial relevância, dado que espelha a determinação de Esposende em dar cumprimento às exigentes metas de Recolha Seletiva de Resíduos, e posterior envio para reciclagem, conforme previsto no PERSU - Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos 2030. Esta ação enquadra-se também no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que o Município assumiu e verteu para o seu plano de ação.

 

As mais recentes alterações no que diz respeito à gestão de resíduos, conferem aos municípios a responsabilidade da recolha dos óleos alimentares usados, impondo a operacionalização de uma rede de recolha seletiva para estes resíduos até ao início de 2025. Perante estes atuais desafios ambientais, os municípios são entidades estratégicas nas questões do desenvolvimento sustentável e da cooperação. Neste contexto, pela sua proximidade com as populações, a Câmara Municipal e a Esposende Ambiente, em articulação com as Juntas de Freguesia, são decisivas na sensibilização de comportamentos mais amigos do ambiente, um desafio que abraçam com sentido de responsabilidade e determinação em prol de um concelho ainda mais ambientalmente sustentável.

 

A localização dos Oleões pode ser consultada no site do Município: https://www.municipio.esposende.pt/.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário