sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Esposende celebra Dia Mundial do Turismo sob o mote “Turismo e Paz”

 

O Município de Esposende vai, à semelhança de anos anteriores, assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de setembro, este ano subordinado à temática “Turismo e Paz”.

A efeméride convida a refletir sobre a relevância do Turismo, que se tem vindo a afirmar, cada vez mais, como a autêntica Indústria da Paz, promotora da tão desejada sadia convivência entre os povos. Este intercâmbio cultural entre os povos deve, pois, representar um compromisso concreto a favor da Paz.

 

 

O programa comemorativo divide-se por três dias, 26, 27 e 28 de setembro. No dia 26, terá lugar uma visita ao Parque dos Moinhos da Abelheira, em Marinhas, de um grupo de cerca de 60 pessoas de 16 nacionalidades. Esta atividade integra o 16.º Simpósio e Tour da TIMS - Sociedade Internacional de Molinologia, a organização mundial do setor, dedicada ao estudo, salvaguarda e promoção dos moinhos tradicionais, que conta com membros em 34 países. Esta é uma oportunidade única de divulgação dos moinhos portugueses a nível mundial e de aferir o trabalho desenvolvido noutros países em termos de preservação e fruição dos moinhos tradicionais. Constitui, ainda, oportunidade para aceder a conhecimentos técnicos e estabelecer contactos com molinólogos de todo o mundo que também seguem com interesse a dinâmica da Rede Portuguesa de Moinhos e dos seus membros. Este Simpósio, que se realiza apenas de quatro em quatro anos, reúne em Portugal algumas das figuras que mais se destacam no estudo e defesa dos moinhos a nível mundial estando inscritos 63 especialistas de 15 países (Holanda, EUA, Alemanha, Roménia, Bélgica, Grécia, Dinamarca, Reino Unido, França, Estónia, Hungria, Suíça, Portugal, Suécia, Canadá).

 

No dia 27, o Município propõe um programa intitulado “Um Dia na Estação Náutica de Esposende”, que engloba um vasto e diversificado conjunto de atividades. Os participantes poderão usufruir de várias experiências náuticas e gastronómicas, com destaque para a proveniência dos produtos integrados no programa “Eslocal”, comprovando parte do potencial da Estação Náutica de Esposende, cuja certificação se encontra em processo de renovação.

Da parte da manhã, na praia de Ofir, em Fão, os participantes terão o seu batismo de surf, nas águas do Atlântico.  Segue-se, em estreita parceria com a Escola Profissional de Esposende, um almoço, a realizar nas instalações da Proriver, na paradisíaca Barca do Lago, trazendo à mesa o menu “Paz com Sabor”, entrosando as culturas portuguesa, cabo-verdiana, são tomense, guineense e brasileira, num explícito diálogo de ingredientes culinários e culturais. A degustação à mesa constituirá, também, um verdadeiro momento de troca de experiências, partilhas e cumplicidades, lançando, para além da gastronomia, temas como a literatura, a música, o cinema, a dança, entre outras temáticas, dos países de origem. Já no período da tarde, tendo como palco o rio Cávado, haverá lugar à prática de desportos de deslize na água, como canoagem e stand up paddle, entre outras experiências repletas de adrenalina.

 

As inscrições para o programa do dia 27 de setembro, são gratuitas, mas limitadas, e são efetuadas através do portal de turismo: www.visitesposende.com.

 

Já no dia 28, integrado no Dia Internacional da Limpeza Costeira e na Semana de Limpeza Costeira em Esposende, decorrerá, a partir das 9h30, uma ação de limpeza costeira na marginal da cidade, com ponto de encontro na lota de Esposende.

A iniciativa é promovida pela Docapesca, Município de Esposende, Esposende Ambiente, Estação Náutica de Esposende e Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende (APPCE) e visa sensibilizar e consciencializar para a problemática do lixo marinho. As inscrições são gratuitas e limitadas e devem ser efetuadas em: https://forms.office.com/e/n66FnFUv7M.

 

O Turismo é, portanto, um fenómeno marcado pela interculturalidade, sendo certo que não pode haver autêntica relação turística se não assentar na verdade daquilo que constitui a vida das comunidades. A autenticidade das formas de vida apresentada surge como princípio ético turístico de inegável valor, exaltando a Paz como valor primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário