quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Município de Esposende aprova Planos de Desenvolvimento Social

 O Município de Esposende aprovou, em reunião do executivo e por unanimidade, o Plano de Desenvolvimento Social (PDS) 2030 de Esposende e o Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5.ª Geração -CLDS-5G.

O PDS do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Esposende assume-se como um dos instrumentos de planeamento estratégico orientados para a promoção do crescimento inclusivo, da coesão social e territorial.

O documento foi elaborado em articulação com outros instrumentos de planeamento territorial, nomeadamente as estratégias, programas e planos europeus, nacionais e subregionais, bem como bem como com os instrumentos de planeamento municipal e setorial que Esposende já dispõe, quer a nível da saúde, proteção civil, educação, estratégia local da habitação e dos direitos da criança. Tal revelou‐se fundamental para a concertação das intervenções e para a resposta ajustada aos problemas comuns e prioritários do território.

O Plano de Desenvolvimento Social encontra-se disponível para consulta em: https://www.municipio.esposende.pt/viver/coesao-social/rede-social.

O Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5.ª geração - CLDS‐5G destina-se a promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de ações a executar em parceria, para combater a pobreza persistente e a exclusão social. A gestão vai estar a cargo da Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado, entidade que tem vindo a coordenar o projeto nas suas gerações anteriores.

“Perante os novos desafios sociais, como o ímpeto imigratório, o progressivo envelhecimento da população ou as alterações na estrutura familiar e nas formas de trabalho, impõe-se uma intervenção social cada vez mais focada no plano local, na sequência do processo de transferência de competências para os municípios”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira. Neste contexto, acrescenta, “o Município de Esposende está dotado dos instrumentos que possibilitam dar resposta a esses desafios, integrado numa estratégia que visa também o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).


Nenhum comentário:

Postar um comentário