quinta-feira, 13 de junho de 2024

Esposende proporcionou Hora do Brincar a cerca de 2.000 crianças | 11 de junho - Dia Internacional do Brincar

 

11 de junho - Dia Internacional do Brincar

 

O Município de Esposende associou-se ao desafio lançado pela Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras e aderiu à Hora do Brincar, que ocorreu no dia 11 de junho, Dia Internacional do Brincar, e que encerrou o programa da iniciativa Brincar é Coisa Séria!.

 

A Hora do Brincar, à qual aderiram 54 municípios portugueses, decorreu entre as 14h30 e as 15h30, garantindo que quase duas centenas de milhar de crianças brincassem em simultâneo, colocando a Rede Territorial Portuguesa numa posição de destaque na defesa desta causa e na comemoração deste dia. 

 

Em Esposende, a iniciativa envolveu 1. 930 crianças e alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio, tendo sido comemorado pelas diversas comunidades educativas locais que proporcionaram o Brincar em ambientes naturais (recreios e espaços exteriores das escolas), mais abertos às possibilidades de brincar, em que as crianças e alunos brincaram com imensa alegria, diversão, espontaneidade e descontração.

 

A Vice-Presidente da Câmara Municipal, que tem a área funcional da Educação, Alexandra Roeger, visitou um estabelecimento de ensino de cada Agrupamento de Escolas, tendo tido a oportunidade de vivenciar esta experiência lúdica e divertida, constatando nesses diversos contextos as experiências das crianças e dos alunos de brincarem, num estado coletivo prazeroso, lúdico, espontâneo e aberto. Nesse contexto, referiu que a comemoração deste Dia Internacional do Brincar, de reconhecer a importância do Brincar para o desenvolvimento das crianças, é fundamental e potenciador de aprendizagens no imediato e a longo prazo, permitindo à criança o seu envolvimento socio-físico, realizar atividade física, socializar e relacionar-se com os outros, melhorar a sua autorregulação emocional, adquirir confiança e desenvolver competências fundamentais para o seu desenvolvimento integral.

 

Esta iniciativa visou potenciar e incentivar um conjunto de ações de índole lúdica para as crianças e alunos para promover, preservar e proteger o Brincar como um imperativo biológico e uma necessidade e direito fundamentais para crianças e suas comunidades, dando cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

 

O Dia Internacional do Brincar foi instituído no passado dia 25 de março, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, passando a ser celebrado anualmente a 11 de junho já a partir deste ano, cumprindo os propósitos relativos à valorização e importância do Brincar para as crianças e suas comunidades. A adoção deste dia para comemorar o Brincar constitui-se como um acontecimento muito relevante, reforçando a importância do Brincar enquanto dimensão fundamental e vital do prazer da infância, bem como uma componente essencial do desenvolvimento físico, social, cognitivo e emocional. Reconhece-se assim que Brincar, além de ser um direito fundamental para qualquer criança, é uma necessidade biológica, fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudáveis e bem-estar do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário