ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 5 de junho de 2024

Alunos do Ensino Secundário apresentaram ideias e projetos empreendedores

 


O Auditório da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, acolheu, ontem, a sessão de apresentação de ideias e projetos na área de Cidadania e Desenvolvimento dos alunos da turma do 12.º H, da área de Línguas e Humanidades, da Escola Secundária Henrique Medina, no âmbito do Programa Leaders Gang.


 

Este Programa da Mentes Empreendedoras visa desenvolver as competências fundamentais de liderança, como a autoeficácia, a comunicação, a inteligência emocional e o autoconhecimento, e integra um conjunto de ações que contribuem para a valorização do desempenho académico dos alunos, bem como reforçar mecanismos que possam promover competências cívicas e de cidadania para a participação ativa na sociedade

 

Assim, durante este ano letivo, foram dinamizados quatro workshops de empreendedorismo social, em que os alunos foram desafiados a identificar problemas e a criar projetos sociais enquadrados na comunidade e na escola. Os temas dos projetos focaram-se na Literacia Política, Palestra sobre Educação Sexual, Voluntariado no Lar da Misericórdia e apoio a animais abandonados. Após a construção dos projetos, os alunos deram continuidade ao trabalho e dinamizaram atividades, tais como uma palestra na escola com convidados do executivo municipal, uma palestra com a psicóloga da escola sobre educação sexual, a realização de visitas a uma estrutura residencial de idosos e visitas a um canil.

 

Acompanhados pela Diretora de Turma e pela Equipa Mentes Empreendedoras, os alunos do 12.º H tiveram oportunidade de apresentar os projetos sociais à Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, dando a conhecer a metodologia, os desafios e constrangimentos que encontraram na construção de cada projeto, a sua execução e o impacto que tiveram. Foi uma sessão rica de partilha, que permitiu aferir a perceção destes jovens sobre diversas questões relacionadas com as suas vivências, sobre questões locais, desafios e estratégias para colmatar dificuldades e constrangimentos que identificaram na construção dos seus projetos.

 

A Vice-presidente do Município, Alexandra Roeger, enalteceu o empenho e iniciativa destes jovens pela escolha de temáticas tão atuais e pertinentes que têm muita influência na qualidade de vida dos munícipes. Deu nota dos projetos e respostas que existem no Município e que colaboram e contribuem para colmatar algumas das necessidades e problemas identificados pelos jovens, desde respostas sociais, projetos de voluntariado, ações de apoio e proteção animal, estruturas municipais que têm sido construídas para apoiar as populações locais, tendo referido, de forma particular, que o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, havia já assinado o contrato de financiamento para a execução da obra de requalificação (2.ª fase) da Escola Secundária, num investimento a rondar os 20 milhões de euros, o que gerou muita satisfação entre os presentes. No âmbito das questões de participação e cidadania, referiu a recente iniciativa da Assembleia Municipal Temática, integrada na programação do Brincar é Coisa Séria, que decorreu no passado dia 1 de junho para assinalar o Dia Mundial da Criança, entre tantos outros projetos e atividades.

 

Alexandra Roeger aproveitou a oportunidade para exortar os jovens a participar na vida comunitária, através do exercício de ações de voluntariado e de envolvimento ativo em projetos e iniciativas comunitárias nas áreas do social, cultural, empreendedorismo, entre tantas outras. Convocou, de resto, os jovens a participarem no processo em construção de uma cidadania participativa e ativa todos os dias, incentivando-os a exercerem o direito de voto, logo que tenham essa possibilidade.

 

Esta iniciativa visou potenciar e incentivar para um papel mais interventivo dos jovens do concelho através da apresentação dos seus projetos e propostas de intervenção, dando cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário