Abriu hoje a “Start Me Up – Feira de emprego, Empreendedorismo e Futuro”, iniciativa da Câmara Municipal de Esposende, com a coordenação da START Esposende, em parceria com a ACICE, IAPMEI e IEFP. Esta primeira edição reúne empresas com ofertas de trabalho, instituições de ensino com ofertas formativas diversas, serviços de apoio aos empresários e a área de recrutamento do Exército.
“Com esta iniciativa pretende-se fomentar o contacto de empregadores e empregados, promover contactos profissionais ou de emprego. As empresas presentes têm cerca de 100 ofertas de emprego”, destacou o vereador com a área funcional do empreendedorismo, Sérgio Mano, vincando o papel do Município de Esposende, pelos “incentivos à captação de investimento” e da Start Esposende, “de aproximação do tecido empresarial aos organismos públicos que gerem as políticas e os investimentos”.
Sérgio Mano lembrou que o tecido empresarial esposendense é constituído por 5200 empresas, 600 das quais criadas nos últimos cinco anos tendo, nesse espaço temporal, o volume de negócios global atingido 1.300 milhões de euros. Em dez anos foram criados quatro mil novos postos de trabalho, pelo que a taxa de desemprego fixa-se abaixo dos 5% em janeiro deste ano.
O presidente da ACICE, Amaro Areias, classificou a “Start Me Up” como uma “oportunidade de acompanhar o crescimento global do tecido empresarial concelhio, prosseguindo as parcerias já encetadas com as empresas”.
Luís Guerreiro, presidente do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, destacou “a dinâmica própria de Esposende, captando cinco agendas mobilizadoras, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), correspondendo a 9 milhões de euros, num total de 12 projetos, nomeadamente na área da descarbonização e do digital”. Para breve anunciou o arranque da Start Up Voucher, novo instrumento estatal que pretende fomentar a criação de empresas e emprego.
“O IAPMEI associa-se a esta iniciativa da Câmara de Esposende, porque pensa nos jovens e no futuro, porque, após ano e meio de funcionamento, as agendas mobilizadoras já estão a conseguir captar jovens que tinham procurado emprego no estrangeiro”, vincou Luís Guerreiro.
A “Start Me Up”é um espaço que promove o contacto com o mercado de trabalho, estimula o espírito empreendedor e desenvolve competências e networking. Ao longo destes dois dias realizam-se diversas palestras inspiradoras e sessões informativas.
Consulte a programação completa em www.startesposende.pt
Esta ação converge para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU que o Município de Esposende preconiza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário