O
Sistema Integrado de Gestão do Município de Esposende, nomeadamente ao nível de
gestão ambiental, esteve em destaque no Seminário “'A Qualidade nos Municípios:
Importância, Evolução e Realidade”, que decorreu no dia 23 de maio, em Alfândega
da Fé.
Este
seminário teve como objetivo principal perceber a importância, a evolução e a
realidade dos Sistemas de Gestão da Qualidade dos municípios, expondo as
vantagens que advêm da implementação e certificação de normas, bem como debater
os desafios dessa implementação.
O Município de Esposende possui um Sistema de Gestão implementado e certificado, no qual se integra a vertente da gestão da qualidade, por via da implementação da ISO 9001:2015, e a área da gestão ambiental, pela ISO 14001:2015.
Em Alfandega da Fé, foi apresentado o trabalho em curso com vista à definição e implementação de uma estratégia municipal de desenvolvimento do território que potencia a diferenciação de Esposende, promovendo o desenvolvimento sustentável nos seus vários eixos de atuação e competências.
Conjugando os vários instrumentos de planeamento estratégico, a gestão das suas atividades por processos e sua monitorização, este sistema de gestão tem permitido a identificação de oportunidades de melhoria que se traduzem na prestação de um melhor serviço ao cidadão, bem como na capacidade de adaptar os seus procedimentos às sucessivas mudanças de contexto com que a Administração Pública se depara e avaliar a definição de objetivos e prioridades de desenvolvimento. Esta estratégia enquadra-se, de resto, nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, cujo cumprimento o Município assumiu.
Os participantes no Seminário destacaram a forte capacidade do Município na implementação de projetos altamente diferenciadores, designadamente ao nível do desenvolvimento sustentável, que visam a concretização de objetivos como: garantir o desenvolvimento equilibrado do território, melhorar a qualidade do ambiente, promover a produção e consumo sustentáveis e evoluir para uma sociedade solidária e do conhecimento.
Além de Esposende, este seminário contou com intervenções dos municípios de Oeiras e de Alfandega da Fé, do Instituto Português da Qualidade e da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário