ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 21 de março de 2024

Esposende apela ao uso consciente e eficiente da água

 

Campanha “H2Off - Hora de fechar a torneira”



O Município de Esposende e a empresa municipal Esposende Ambiente vão aderir à quarta edição da campanha “H2Off - Hora de fechar a torneira” da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas Residuais. Assim, no Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de março, desafiam a comunidade a fechar a torneira, entre as 22h00 e as 23h00, numa atitude simbólica de preservação deste bem essencial à vida.

 

Esta ação pretende alertar para o valor inestimável e precioso da água. A escassez hídrica está no centro de todas as atenções, sendo um desafio da Humanidade. No caso de Portugal atinge, em especial, as regiões do Alentejo e do Algarve. A APDA refere que começa a surgir uma consciência crescente, embora ténue, entre as partes interessadas para a necessidade de alcançar um futuro com água para todos e defende que o caminho a seguir tem de ser global, exigindo uma transformação cooperativa na abordagem à gestão dos recursos hídricos e dos respetivos ecossistemas.

 

A Esposende Ambiente e o Município de Esposende partilham a preocupação da ADPA e defendem o uso consciente e eficiente da água, a aplicação de boas práticas e a mudança de comportamentos em nome da sustentabilidade deste recurso escasso, essencial à vida. Neste contexto, apelam à participação da comunidade nesta iniciativa que se encontra alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente no que se refere a Água Potável e Saneamento (ODS 6), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Produção e Consumo Sustentáveis (ODS 12), Ação Climática (ODS 13), Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).

 

O acesso à água potável e ao saneamento são direitos humanos reconhecidos pelas Nações Unidas desde 28 de julho de 2010, todavia, os números apurados no Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2023 refletem uma realidade avassaladora: 2 mil milhões de pessoas sem acesso a água potável e 3,6 mil milhões vivem sem saneamento.

 

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU para promover a reflexão sobre os problemas relacionados com os recursos hídricos, de modo a potenciar a consciencialização e adoção de novas práticas face ao recurso escasso e básico que é a água. Em Portugal o consumo médio de água só no setor doméstico ronda os 124 litros de água por habitante/dia, valor superior aos 110 litros indicados pela ONU como aceitável.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário