ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 22 de março de 2024

Esposende Ambiente quer consumidores informados sobre qualidade da água

 


Dia Mundial da Água, 22 de março

 

Neste Dia Mundial da Água, 22 de março, a empresa municipal Esposende Ambiente relembra que beber água da torneira é mais barato e tem menos impactes ambientais. A água distribuída pela Esposende Ambiente é 100% Segura, conforme atesta a ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, bem como as centenas de análises realizadas anualmente nos pontos de consumo. Pode, por isso, bebê-la com toda a confiança.

Mas o controlo da qualidade da água não se limita à realização de análises na torneira dos utilizadores, sendo vários os locais onde se implementam procedimentos de controlo de qualidade. Neste âmbito, salientam-se as medidas implementadas que melhoram o acesso e fomentam o consumo de água de qualidade no concelho de Esposende, como a instalação de fontes gratuitas em locais públicos. Existem quase duas dezenas de bebedouros/fontanários ligados à rede pública de abastecimento de água de Esposende, devidamente identificados, cuja água está sujeita a controlo de qualidade e cujo consumo é seguro.

 

Contudo, existem muitos outros fontanários, distribuídos por todo o concelho, que disponibilizam água de nascente, sem qualquer tratamento nem controlo. Assim, no sentido de contribuir para consumidores mais informados, a Esposende Ambiente renovou as placas informativas de “Água Não Controlada” que se encontram junto aos fontanários não monitorizados do concelho. As novas placas passaram a incluir um QR Code, através do qual é possível aceder a informações adicionais sobre os fontanários não controlados. Através desta iniciativa, a Esposende Ambiente não só dá cumprimento a uma obrigação legal como procura melhorar a informação disponibilizada ao público relativa à qualidade da água.

 

Como medida de incentivo ao consumo de água da torneira e desincentivo ao consumo de água de garrafas descartáveis, a Esposende Ambiente está a distribuir garrafas de vidro reutilizáveis pelos serviços do Município, para serem usadas nas sessões públicas, reuniões e outros eventos de sala, reforçando o sinal de confiança no consumo deste bem essencial.

 

Sendo o 22 de março um dia para refletir sobre a importância deste recurso, o Centro de Educação Ambiental também vai assinalar esta efeméride ambiental no âmbito da atividade “Dia a dia, pense verde todo o ano”, com a realização da palestra “Planeta Água” e a divulgação de informação sobre a eficiência hídrica.

 

Através destas iniciativas, a Esposende Ambiente espera contribuir para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU “Água Potável e Saneamento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário