sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Esposende apresentou evento “Brincar é Coisa Séria!” no Congresso das Cidades Educadoras


O Município de Esposende marcou presença no IX Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que decorreu em Torres Vedras, entre os dias 8 e 10 de novembro.

Considerando o lema desta edição, “Cidades educadoras, cidades das crianças, cidades para todos!”, Esposende deu a conhecer a iniciativa “Brincar é Coisa Séria!”, um evento organizado conjuntamente pela Câmara Municipal, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende e Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica.

 

O Congresso de 2023 deu especial destaque a projetos e experiências focadas no direito fundamental ao Brincar, salientando as mais diversas potencialidades do brincar livre e na natureza para o desenvolvimento integral das crianças e jovens. Este é, justamente, o princípio subjacente à iniciativa “Brincar é Coisa Séria!”, que já conta com cinco edições no concelho e que tem vindo a ganhar destaque, quer a nível local, quer regional e nacional, integrando, nesta fase, o Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens de Esposende 2022-2026.

 

O Município de Esposende integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 2007 e, imbuído dos princípios da Carta das Cidades Educadoras, tem trabalhado conjuntamente com os parceiros sociais e educativos para o desenvolvimento de políticas e educativas que fomentem a qualidade de vida dos cidadãos, no seu compromisso com o espírito de cidadania e com os valores de uma democracia participativa e solidária. Nesse contexto, participa em grupos de trabalho temáticos como o da Educação ao Longo da Vida e colabora na partilha e disseminação de experiências educativas, através da participação em Encontros e Congressos e da publicação dessas experiências no Boletim da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

Esta estratégia está interligada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, cujo cumprimento o Município verteu para o seu plano de ação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário