ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Dia Mundial da Música

 


Esposende celebra Dia Mundial da Música com concertos, atividades pedagógicas e espetáculo de teatro musicado

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música, que se assinala a 1 de outubro, o Município de Esposende preparou, em parceria com diversas entidades, uma série de atividades que visam celebrar esta manifestação artística que assume, no território local, uma preponderância muito relevante. A oferta abrange diversas modalidades, estéticas musicais e públicos, decorrendo de 29 de setembro a 14 de outubro.

A iniciar as comemorações, na próxima sexta-feira, dia 29 de setembro, o Museu Municipal de Esposende acolhe, às 21h30, o concerto “DISPERATE! Dores de amor em Händel e Vivaldi”, protagonizado pela orquestra Sinfonietta de Braga, tendo como convidados a soprano Raquel Mendes e o cravista Fernando Miguel Jaloto, que assumirá igualmente a direção musical. O desespero e a dor de amor são o foco principal deste concerto, que reúne uma coleção estruturada de árias de ópera de Händel e Vivaldi, onde se procura fazer um retrato do amor do ponto de vista feminino, na era barroca. Este concerto, que tem entrada livre sujeita à lotação do espaço, insere-se, igualmente, nas comemorações dos 30 anos do Museu Municipal e no ciclo “Falando de Música”, que o Município de Esposende acolhe este ano, com curadoria da Sinfonietta de Braga. Neste âmbito, na semana que antecede o concerto, realizam-se duas oficinas de exploração e vivência musicais dirigidas ao público sénior, em duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) locais.

 

No sábado, dia 30 de setembro, à mesma hora e no Auditório Municipal, sobe a palco Luís Represas, no âmbito da rubrica “Conta-me Histórias”, que tem percorrido várias salas do país com diversos artistas convidados. Num formato de conversa-concerto, o artista, acompanhado pela sua guitarra, partilhará com o público alguns dos momentos mais marcantes da sua carreira, curiosidades do seu percurso e processo criativo, com enfoque para algumas das canções que marcaram gerações e que o próprio interpretará. A conversa será mediada pelo programador cultural e jornalista musical Artur Silva e o jornalista e crítico literário Tito Couto. O evento encontra-se já com lotação esgotada.

 

No domingo, 1 de outubro, em que formalmente se celebra a efeméride, o dia inicia com uma proposta dirigida ao público infantil e às famílias, o Conto Musicado “Pela Ponta do Nariz”. Integrado na rubrica “E se a música te contasse uma história?”, com curadoria da Orquestra da Costa Atlântica, as artistas Dulce Moreira e Mariana Santos apresentam um magnífico espetáculo que junta a bicharada, lengalengas ao desafio e poemas gulosos para encher a barriga. Para famílias, em família. Uma festa em que as palavras se juntam todas à mesa. A sessão, recomendada para crianças dos 3 aos 12 anos de idade, decorre a partir das 11h00, na Casa da Juventude. A atividade é gratuita, requerendo, contudo, inscrição prévia, através do formulário https://forms.office.com/e/xjuVY3qZSt.

 

No mesmo dia, às 21h30, no Auditório Municipal, apresenta-se em concerto a cantautora brasileira Julia Mestre. A artista é uma das vozes do grupo brasileiro “Bala Desejo”, que, em 2022, passou por Esposende e que lançou a solo o seu segundo disco “ARREPIADA”, uma palavra feminina, imagética e sonoramente impactante. O disco marca o início de uma nova fase na carreira da artista, após a projeção e a visibilidade que a sua banda atingiu. Julia divide as canções com outros compositores de sua geração. Ana Caetano (duo Anavitória), João Gil (Gilsons), Dora Morelenbaum, Zé Ibarra e Lucas Nunes, assim como com a dupla de produtores musicais Lux & Tróia (Duda Beat). O concerto é promovido pelo NICE - Núcleo de Intervenção Cultural de Esposende, com apoio do Município de Esposende e da Esposende 2000. Os bilhetes, com valor de 10 euros, podem ser adquiridos na bilheteira on-line da Esposende 2000, no atendimento das Piscinas Foz do Cávado e uma hora antes do espetáculo, no Auditório Municipal de Esposende.

 

No sábado seguinte, dia 7 de outubro, o Fórum Municipal Rodrigues Sampaio acolhe um Recital de Viola d’Arco e Piano, às 18h00. Trata-se de uma proposta da Escola de Música de Esposende (EME), que contará com a interpretação musical de duas professoras da instituição: Eugénia Lima (viola d'arco) e Ana Filipa Sousa (piano). O recital apresentará um programa eclético e será comentado pela também docente da EME Henriqueta Fernandes. Pretende-se, desta forma, aproximar mais a música do público, através de uma melhor compreensão acerca das obras musicais e sua origem, assim como a partilha de elementos acerca dos compositores. O recital tem entrada livre, com reserva obrigatória na bilheteira on-line da Esposende 2000 e no atendimento das Piscinas Foz do Cávado.

 

A terminar as comemorações do Dia Mundial da Música, apresenta-se em estreia o Teatro Musicado “A Menina do Mar”, com duas récitas previstas para os dias 13 e 14 de outubro (sexta-feira e sábado, respetivamente), às 21h30, no Centro de Atividades Náuticas SABSEG – Forum Esposendense. A Menina do Mar, uma rapariga com uma vida simples, vive numa praia junto aos seus amigos do mar (o Peixe, o Caranguejo e o Polvo), até que um dia um rapaz irá mudar o rumo da sua vida, rumo esse que a levará à paixão e à felicidade. O texto, carregado de (des)aventuras, leva-nos a uma relação incondicional de afeto e amor entre seres tão diferentes. Este foi o mote para a criação de um teatro musicado desenvolvido e apresentado pela Orquestra da Costa Atlântica (OCA), com a colaboração do Projeto AMAReMAR – Arte e Comunidade, na criação de materiais cénicos, encenação do texto, elaboração de figurinos e adereços. O teatro musicado tem como base a obra literária de Sophia de Melo Breyner Andersen e a música de Fernando Lopes-Graça. A interpretação musical e cénica estarão a cargo, respetivamente, dos músicos da OCA e de elementos da comunidade AMAReMAR, contando com a direção musical de Luis Clemente e a encenação de Teresa Arcanjo. O espetáculo tem entrada livre, com reserva obrigatória na bilheteira on-line da Esposende 2000 e no atendimento das Piscinas Foz do Cávado.

 

As propostas para a comemoração do Dia Mundial da Música enquadram-se na estratégia cultural do Município, visando igualmente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário