ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Biblioteca Municipal de Esposende celebra centenário do nascimento de Natália Correia

 

Biblioteca Municipal de Esposende celebra centenário do nascimento de Natália Correia

Programação de setembro apresenta 

propostas para diferentes públicos

O mês de setembro será marcado por intensa atividade na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende. Integrado na estratégia de promoção do livro e da leitura e em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, a Biblioteca Municipal apresenta um conjunto de propostas culturais, com entrada livre, procurando ir ao encontro dos vários públicos.

 

No mês em que se assinala o centenário de nascimento da escritora e poetisa Natália Correia (1923-1993), a Biblioteca Municipal promove, no dia 29, às 18h00, mais uma sessão “(Con)Viver com Poesia”, desta feita subordinada ao tema “Natália Correia: o compromisso absoluto da arte”. Nesta sessão, Raquel Patriarca apresenta Natália Correia, abordando a sua vida, a poesia, mergulhando nas palavras e nas partilhas de interpretações.

 

No dia seguinte, 30 de setembro, às 16h00, o Auditório da Biblioteca Municipal, acolhe a sessão de apresentação do livro “O dever de deslumbrar - Biografia de Natália Correia”, da autoria de Filipa Martins, vencedora da 2.ª edição do Prémio Literário Manuel de Boaventura, em 2019. A obra revela a biografia de Natália Correia, mulher deslumbrante e carismática, equiparada às maiores pensadoras europeias e às estrelas de Hollywood, atacou o Regime onde mais lhe doía - na moral caduca -, elegeu o erotismo como arma política e tornou-se a autora mais censurada da ditadura. Já no bar que fundou em Lisboa, fez e desfez governos à batuta da sua boquilha.

 

Em coprodução com a Orquestra da Costa Atlântica, a Biblioteca Municipal apresenta no próximo domingo, dia 3 de setembro, às 11h00, o Conto Musicado “E se a música te contasse uma história?”. Dirigida a crianças dos 6 aos 10 anos e suas famílias, esta atividade assenta na versão musical de histórias fantásticas do imaginário e da literatura infantil e que fazem as delícias de miúdos e graúdos pelo mundo fora. Estas são as histórias de divertidas personagens, bosques encantados, animais falantes e lendas fantásticas, que, através da música, dão a conhecer a amizade, o sonho e a magia. Esta atividade é de acesso gratuito, mas sujeita a marcação, através do link: bit.ly/3Pi1plB.

 

No dia 17 de setembro, às 16h00, a Biblioteca Municipal propõe mais uma edição de “Histórias em família”. Inácia Cruz apresenta “Os três desejos”, uma história de tradição oral que retrata um casal pouco esperançoso, pobre de dinheiro e de espírito. Sempre no queixume e de mal com a vida, tinham falta de sorte, diziam, mas, um dia, um guru bateu-lhes à porta e concede-lhes três desejos. Será que foram argutos o suficiente para mudar de vida? E tu, se tivesses três desejos, quais seriam?

Esta atividade integra a programação das Jornadas Europeias do Património e destina-se a crianças a partir dos 3 anos, acompanhadas por pessoa(s) adulta(s). A entrada é gratuita, mas carece de marcação prévia, através do email biblioteca.municipal@cm-esposende.pt ou pelo telefone 253 960181.

 

No âmbito das atividades programadas para estabelecimentos de educação pré-escolar, o Polo de Leitura de Forjães acolhe, às quartas-feiras, sessões da Hora do Conto. Em setembro, a “Hora do Conto - Conta-me uma história” sugere, para crianças dos 3 aos 5 anos, “Trincas, o monstro dos livros”, de Emma Yarlett. Esta atividade é gratuita, mas sujeita a marcação prévia, através do email biblioteca.municipal@cm-esposende.pt ou pelo telefone 253 960181.

 

Tendo como intuito capacitar educadores de infância, professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, professores de Português dos 2.º e 3.º Ciclos e outros docentes com interesse pelo tema, a Biblioteca Municipal leva a efeito, no dia 7 de setembro, entre as 10h00 e as 13h00, a ação de formação “ACD - Crianças Leitoras, Famílias Felizes”, orientada por Lúcia Barros.

Que a leitura traz benefícios ao nível do enriquecimento lexical e da correção ortográfica, que, por sua vez, se traduzem num melhor desempenho escolar, é uma ideia globalmente aceite. E se, afinal, esses forem só os efeitos secundários da leitura? E se a leitura puder também contribuir para o bem-estar e felicidade das crianças, das suas famílias e até das escolas?

Esta ação é gratuita, contudo sujeita a marcação prévia, através do email biblioteca.municipal@cm-esposende.pt ou pelo telefone 253 960181.

Nenhum comentário:

Postar um comentário