ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 19 de julho de 2023

Dia do Parque Natural do Litoral Norte

 

Dia do Parque Natural do Litoral Norte

O Dia do Parque Natural do Litoral Norte será assinalado, no próximo dia 21, com a apresentação da Rede de Guardiãs da Natureza e do desenvolvimento sustentável do mundo rural. A cerimónia está agendada para as 14h30, no Fórum Rodrigues Sampaio e compreende uma mesa-redonda sobre boas práticas na área da sustentabilidade em que estão envolvidas mulheres da nossa comunidade.

A Rede de Guardiãs da Natureza é composta por mulheres que possam identificar, catalisar e coordenar a implementação de projetos de intervenção no meio rural, em especial em áreas protegidas, e que possam ser dinamizadoras locais da regeneração, recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade, aproveitamento sustentável dos recursos endógenos, e promoção de projetos, contribuindo para a transição para uma economia de baixo carbono e resistente às alterações climáticas.

 

As comemorações do Dia do Parque Natural do Litoral Norte iniciam-se às 9 horas do dia 21 de julho com um percurso pedestre “Entre o Neiva e o Atlântico”, tendo como ponto de encontro a Capela de Santa Tecla, em Antas.

Na parte da tarde, para além da sessão de apresentação da "Rede de Guardiãs da Natureza” às 14h30, no Fórum Rodrigues Sampaio, terá seguidamente lugar um debate sobre boas práticas na área da sustentabilidade que envolvam mulheres.

Às 18h00, na Sede do Parque Natural do Litoral Norte, ocorre a inauguração da exposição “Litoral Norte – Um Olhar Natural” e a apresentação do livro “Do Estuário à Floresta” de Carlos Rio.

A área protegida do Litoral Norte foi criada em novembro de 1987 e mereceu a requalificação para Parque Natural em julho de 2005.

Estas iniciativas enquadram-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário