Bibliotecas de Praia de Esposende disponíveis entre
22 de julho e 2 de setembro
A partir do próximo
sábado, 22 de julho, e até 2 de setembro, o Município de Esposende volta a
disponibilizar as Bibliotecas de Praia, um projeto que se concretiza desde 1996,
à época arrojado e inovador, e que mantém o propósito de promover o livro e a
leitura em época de férias.
Localizadas em Apúlia, Ofir (Fão), Suave Mar (Esposende) e Cepães (Marinhas), as Bibliotecas de Praia estarão abertas das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, oferecendo uma panóplia de leitura para os vários públicos.
Os veraneantes têm, assim, ao dispor livros de género variado (alguns em inglês, francês ou alemão), jornais nacionais, regionais e locais, bem como uma variedade significativa de revistas de informação, cultura, viagens, saúde e desporto, e, ainda, diversas publicações do Município, podendo também consultar informação turística sobre o concelho de Esposende.
O leitor pode optar por ler na esplanada, num espaço aprazível e cómodo, na praia ou até fazer requisição domiciliária, dispensando, deste modo, a deslocação à Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.
As Bibliotecas de Praia dispõem também de um espaço próprio para crianças, apetrechado com almofadas que convidam ao desfrute da leitura, ao desenho ou ao jogo. Com o objetivo de fomentar atividades em grupo, entre família e/ou amigos, são disponibilizados jogos de tabuleiro para várias idades, atividade bastante apreciada para momentos de lazer e entretenimento.
Apesar de o projeto não assentar nas novas tecnologias de informação e comunicação, privilegiando sempre o suporte impresso, haverá bibliotecas de praia dotadas de WIFI.
Com uma frequência média anual de 15 mil utilizadores, o projeto das Bibliotecas de Praia, em atividade há 27 anos, está perfeitamente sedimentado no território concelhio, sendo bastante apreciado e elogiado tanto pelos residentes, que aqui encontram uma extensão da Biblioteca Municipal no período de verão, como pelos visitantes que escolhem Esposende como destino balnear.
Esta iniciativa é totalmente suportada pelo Município de Esposende e conta, ao nível dos recursos humanos, com a colaboração dos bolseiros, no âmbito do serviço cívico/comunitário que prestam ao abrigo da atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.
As Bibliotecas de Praia enquadram-se na estratégia cultural e educativa do Município, alinhada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário