ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 9 de junho de 2023

Santa Casa da Misericórdia de Esposende

 

Documentação histórica da Santa Casa da Misericórdia de Esposende depositada no Arquivo Municipal

A documentação do arquivo histórico da Santa Casa da Misericórdia de Esposendeserá depositada no Arquivo Municipal, no âmbito do projeto “Preservação dos Arquivos Locais de Esposende” que tem como objetivo salvaguardar a memória social e coletiva. A cedência foi hoje formalizada, como forma de assinalar o Dia Internacional dos Arquivos, com a assinatura do contrato de depósito, pelo presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira e pela Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Esposende, Emília Vilarinho.

Com a preservação dos arquivos históricos pretende-se construir instrumentos de promoção do conhecimento e de acesso à documentação, através de um repositório de informação para a historiografia local, transmitindo memórias e valorizando a identidade.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira relembrou ser esta uma antiga aspiração local, agora concretizada pelo facto de o Arquivo Municipal ter sido instalado em novo espaço. “O Município não tinha condições para fazer o tratamento dos documentos que acolhia, quanto mais dos das instituições. Agora temos as competências técnicas e o espaço adequados”, disse o autarca.

Consciente da importância que estes documentos representam para a História local e nacional, Benjamim Pereira manifestou a vontade de “alargar este projeto a outras instituições para que possa ser realizado o trabalho de preservação, estudo e divulgação”.

A Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Esposende, Emília Vilarinho destacou a importância deste ato “pela hipótese de estudo que representa. Temos um acervo relevante, sendo o primeiro documento datado de 1587, mas, no total de 1027 documentos, destaco a diversidade das áreas abarcadas e que representam a ampla intervenção da Misericórdia, do social ao religioso, sendo campo profícuo para o estudo e conhecimento da nossa História”.

Marília Capitão, coordenadora do Arquivo Municipal de Esposende destacou a importância do acervo, com documentos que datam desde o século XVI até ao século XXI e que deverá estar disponível no Portal do Arquivo

Esta ação enquadra-se no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Cidades e Comunidades Sustentáveis” da Agenda 2030 da ONU, mais especificamente do ODS 11.4, que pretende fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo.

No âmbito desta sessão protocolar realizou-se o concerto “Música, festa e devoção na alvorada de Esposende”, pelo ensemble “O Bando de Surunyo”, especializado na interpretação de repertório ibérico dos séculos XVI e XVII e que apresentou obras de um período temporal que abraça a época da elevação de Esposende a vila e da fundação do concelho e da própria Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Esposende. Seguiu-se uma visita guiada ao edifício do Arquivo Municipal, instalado no antigo posto da GNR de Esposende que esteve aberto até às 22h00, como forma de assinalar o Dia Internacional dos Arquivos.

O Dia Internacional dos Arquivos é celebrado anualmente a 9 de junho e procura sublinhar a importância dos arquivos e o seu papel fundamental na sociedade. Proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (ICA), em novembro de 2007, no Québec, foi escolhido por ter sido a 9 junho de 1948 que a UNESCO criou o Conselho Internacional de Arquivos (ICA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário