ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 12 de junho de 2023

Parque Natural do Litoral Norte

Plano de Cogestão do Parque Natural do Litoral Norte aprovado por unanimidade

A Comissão de Cogestão do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN) apresentoua propostado Plano de Cogestão aos membros do conselho estratégico numa reunião decorrida dia 5 de junho, no Museu do Sargaço, Apúlia. O plano estabelece estratégias e investimentos para valorização e preservação da área protegida, durante os próximos quatro anos e foi aprovado por unanimidade.

A aprovação unânime do Plano de Cogestão do Parque Natural do Litoral Norte é um marco significativo para a preservação e valorização dessa área protegida. Espera-se que as estratégias e investimentos delineados no plano contribuam para uma gestão eficiente e sustentável do parque, além de fortalecer a sensibilização da comunidade local e promover uma comunicação eficaz com os diversos atores envolvidos.

O Plano de Cogestão, elaborado pela Comissão de Cogestão do PNLN, visa estabelecer estratégias e investimentos para promover a valorização e preservação do Parque Natural do Litoral Norte nos próximos quatro anos (2023-2026). Com base na sustentabilidade política, social, económica, ecológica, territorial e cultural, o plano tem como foco principal as áreas de promoção, sensibilização e comunicação.

Segundo os membros da Comissão de Cogestão, o plano representa um compromisso entre as entidades envolvidas, bem como parcerias com outras instituições que atuam na região. Ao priorizar uma cogestão ativa do PNLN, o documento reflete a visão estratégica da Comissão e identifica as intervenções prioritárias a serem desenvolvidas.

Após a aprovação pela Comissão de Cogestão, o Plano de Cogestão do PNLN passou por um período de Consulta Pública, que ocorreu entre os dias 8 de maio e 2 de junho de 2023. Durante esse período, a população local e os utilizadores da área protegida tiveram a oportunidade de contribuir e oferecer as suas opiniões sobre o plano.

Além disso, o documento foi submetido ao Conselho Estratégico do PNLN, que emitiu um parecer favorável de forma unânime em 5 de junho de 2023, confirmando a importância e a qualidade das estratégias propostas no Plano de Cogestão.

Os detalhes completos do Plano de Cogestão podem ser encontrados no sítio oficial do PNLN, no endereço eletrónico www.cogestao.esposende.pt.

Serviço de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário