ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 20 de junho de 2023

Município de Esposende promove produtos endógenos agroalimentares e artesanato local

 

Município de Esposende promove produtos endógenos agroalimentares e artesanato local

Aproveitando a época de verão, o Município de Esposende vai apostar na promoção dos produtos endógenos agroalimentares e do artesanato local, dando, por esta via, maior visibilidade ao ESlocal - Programa de Incentivo à Produção e Consumo de Produtos Locais.

Assim, durante os meses de julho, agosto e setembro, na Zona Ribeirinha de Esposende, diversos produtores e artesãos do concelho vão dar a conhecer os seus produtos, aproveitando este período em que se regista uma maior afluência de turistas e visitantes e o regresso de muitos emigrantes à sua terra natal.

 

Esta iniciativa insere-se num dos compromissos do programa ESlocal e no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende: 2023_2027, alinhados com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e pretende estimular a promoção e venda do melhor que se faz no território, desde as cervejas e licores artesanais, até ao artesanato em madeira, croché, bijuteria, entre outras artes manuais.

 

No âmbito desta ação promocional, estarão disponíveis as criações de Alberta Domingues, Ana Sofia Martins, Aurora Lima, Carla Alves, Cristina Reis, Dores Viana, Fernanda Regado, Isabel Sá Cardoso e de Marília Agonia, bem como os Licores Cardoso e a Cerveja Coice.

 

Considerando que os produtos locais se revestem de uma indubitável pertinência económica, cultural, social e comunitária para todo o território concelhio, o ESlocal - Programa de Incentivo à Produção e Consumo de Produtos Locais pretendeu, desde logo, promover, divulgar e apoiar o que de melhor se faz cá dentro. Sob o apanágio “compre com a razão, desperte o coração porque…o que é nosso é bom”, lançou-se o primeiro alicerce deste ambicioso projeto, cuja rede se pretende cada vez mais sólida e alargada, respeitando um localismo e uma “endogeneidade” que muito honra e engrandece o território concelhio.

 

O artesanato local também é um justo visado neste projeto, pretendendo-se valorizar e prestigiar a arte que nasce a partir das mãos dos artesãos locais, desde o junco de Forjães, aos trabalhos em pedra e em madeira, até aos bordados e trabalhos em croché, entre outros exemplos que remetem para as tradições e memórias mais longínquas. Porém, nesta galeria, a imaginação e a sustentabilidade são, na verdade, as “matérias-primas” mais privilegiadas. Se ESlocal, És Original!

Nenhum comentário:

Postar um comentário