ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 13 de junho de 2023

A lampreia na Escola, uma aluna especial!

A lampreia na Escola, uma aluna especial!

No mês de julho, com o sol escondido e envergonhado no meio das irrequietas nuvens, um pescador de Esposende, trouxe uma lampreia para esta Escola porque muitos dos alunos nunca tinham visto uma lampreia viva. O seu nome era Famarota.

A lampreia foi transportada para a Escola, numa caixa vermelhinha, com água do mar, e durante a viagem não conseguiu dormir.

A tampa abanava porque a Famarota estava ansiosa para conhecer os meninos e a professora.

Quando o pescador Cabá chegou à escola, entrou na sala da professora Isabel, com autorização, e abriu, delicadamente, a tampa da caixa e a lampreia saiu toda airosa e feliz porque nunca tinha entrado numa sala de aula.

Com o lavatório cheio de água, a nossa amiga lampreia nadou, nadou suavemente mas, de repente, deu um enorme salto e caiu, desamparada, no chão, molhando o vosso amigo Lucas que quase escorregava…

Durante uma hora, os alunos brincaram com a lampreia Famarota, dançaram com ela mas, ficou cansada de tanto bailar e quase adormecia no lavatório!...

 A D. Alzira tocou para o recreio e a Famarota ia dormir uma soneca, dentro da caixa para descansar mas, teve de regressar, numa curta viagem, a Esposende e o  sono foi-se…..

Quando o pescador chegou a Esposende, deslocou-se para o paredão do Rio Cávado,  tirou a lampreia da caixa e lançou-a ao rio…

A Famarota mergulhou nas águas do Cávado e, em grande velocidade, levada pela corrente do rio, escondeu-se na areia, para depositar os seus milhares de ovas e muitas lampreias nascerão, esperando, durante uns meses, pelo regresso ao mar.

O pescador ficou feliz porque sabe que para o próximo ano,  o rio Cávado ficará com muitas lampreias, conservando, deste modo, esta espécie.

Os alunos concordaram com o final desta “estória ecológica”…

Escola de Mar, 19 de agosto de 2022

 Carlos Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário