COMUNICADO PEV
SOS Natureza
Um manto verde que empobrece o Rio Cávado
A campanha SOS Natureza vai a Barcelos para atribuir uma Bandeira Negra ao crime ambiental que invade o Rio Cávado, coberto de jacintos-de-água.
As plantas invasoras são muitas vezes causadoras da destruição e do desaparecimento de biodiversidade e de ecossistemas. No caso do jacinto-de-água (Eichhornia crassipes) esta é considerada uma das plantas invasoras aquáticas mais problemáticas e mais resistentes do mundo, afetando de forma particular o nosso país. O jacinto-de-água forma densos tapetes que se espalham até cobrirem completamente a superfície da água, pela massa compacta de folhagem, e conduzem facilmente à alteração dos biótopos e ao desequilíbrio do ecossistema aquático, com consequências nefastas para a fauna e flora.
O Partido Ecologista Os Verdes vê com preocupação a sua proliferação descontrolada nas águas do Rio Cávado e alerta para o necessário e urgente investimento no controlo desta espécie que coloca em causa a biodiversidade e a qualidade da água.
Os rios, ribeiras e seus afluentes portugueses continuam a ser atacados pelos mais diversos problemas de poluição e têm sido confrontados nos últimos anos com as consequências nefastas provocadas pelas plantas invasoras. Muitos destes problemas persistem apesar dos anúncios de muitos milhões de euros investidos, e estamos ainda longe de termos os rios portugueses despoluídos.
O Rio Cávado, em Barcelos, apresenta um grande potencial turístico, podendo ser espaço primordial para a prática de desportos náuticos, tais como a pesca, a canoagem e o remo. Com uma importância histórica reconhecida, tem também um património aquífero, etnológico, faunístico e florístico que lhe está inerente. A sua proteção e preservação são essenciais para a sobrevivência do rio e da sua história.
O Partido Ecologista Os Verdes entende que é urgente a defesa do Rio Cávado das plantas invasoras, devolvendo-lhe a biodiversidade característica e garantindo a qualidade da sua massa de água.
É absolutamente imprescindível que o Governo apoie os municípios na resposta às preocupações da população e das associações ambientais locais, relativamente a este grave problema ambiental, a invasão do jacinto-de-água, garantindo um plano de combate financiado a longo prazo, o plano em conjunto com o ICNF, para que seja salvaguardada a qualidade da água, a biodiversidade local e para que o Rio Cávado continue a ser um local seguro para o usufruto da população.
A iniciativa de visita às margens do rio Cávado tem início pelas 15h, sendo o ponto de encontro o parque de estacionamento do Tribunal de Barcelos.
25 de Novembro 2022
Partido Ecologista Os Verdes
Nenhum comentário:
Postar um comentário