Biblioteca Municipal de Esposende apresenta
“Saramago em Fado” no dia do centenário do escritor
Na próxima quarta-feira,
16 de novembro, dia que assinala o centenário de nascimento de José Saramago, o
Município de Esposende promove o espetáculo “Saramago em Fado”, por Adriana
Moreira, às 18h00, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, com entrada
livre.
Neste espetáculo serão tocados e cantados fados tradicionais com poesia do escritor e apresentadas melodias e letras originais da fadista inspiradas no acervo literário de Saramago, na modalidade fado-canção, e poemas musicados do escritor. A acompanhar Adriana Moreira estarão dois músicos de renome no panorama fadista, nomeadamente João Ferreira Martins (guitarra portuguesa) e Pedro Fernandes Martins (guitarra clássica), assim como com a contrabaixista Mariana Rodrigues.
Adriana Moreira, natural de Braga, encontra o fado aos dezasseis anos, na melancolia da escrita em prosa e na melodia da escrita em poesia. Começa por cantar em casas típicas e participa em inúmeros eventos, ganhando corpo na sua forma de estar e sentir o fado. Em 2014, venceu a edição do BRAGAFADO.
Esta atividade insere-se nas comemorações do centenário de nascimento de José Saramago e marca o início da itinerância deste espetáculo pelas bibliotecas da região, após ter vencido o prémio ACTUM - Convocatória Aberta de Projetos Artísticos de Braga, na área da Música e das Artes Performativas, do Município de Braga.
No ano em que se assinala o centenário de José Saramago, o Município traz de novo à memória o escritor e a sua obra, depois de ter dedicado a edição de 2022 da Semana da Leitura ao autor, numa estratégia alinhada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
O Serviço de Comunicação e Imagem da CME