quinta-feira, 27 de outubro de 2022

“Preservação dos Arquivos Locais de Esposende”

 

Município quer garantir “Preservação dos Arquivos Locais de Esposende”

 

O Município de Esposende, através do Arquivo Municipal, vai avançar com a implementação do projeto de “Preservação dos Arquivos Locais de Esposende”.

 

A iniciativa visa promover a identificação, recenseamento e salvaguarda dos arquivos das instituições do concelho, tendo sido recentemente apresentada aos presidentes de Junta e de Uniões de Freguesias do concelho, numa sessão que contou a presença da Vice-presidente da Câmara Municipal, responsável para área funcional da Cultura, Alexandra Roeger.

 

Numa primeira fase, o projeto será desenvolvido em colaboração com estas autarquias, através da localização e avaliação do volume de documentação existente, seguindo-se o recenseamento dos documentos.

 

A longo prazo pretende-se agregar num único instrumento de pesquisa os dados da informação existente nos diversos arquivos das Juntas e Uniões de Freguesias concelhias, facilitando o acesso e a investigação. Esta ação visa, ainda, criar condições para garantir a preservação e salvaguarda desta documentação pelas próprias instituições.

 

Este projeto pretende, assim, contribuir para a valorização da memória social e institucional e identidade local, enquadrando-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo (ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis) e assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais (ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes), integrando ainda o ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário