ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 19 de agosto de 2022

De Carlos Barros

 

A água e o vinho…

 

Numa curta “viagem investigativa,”  nos meados de outubro de 1906, a um jornal mensal de Esposende, anunciava-se  o problema da falta de água que se fazia sentir nesses últimos meses e apelava-se à necessidade, com o máximo de interesse, na exploração das águas do Bouro.

Passados “longos tempos,” precisamente 196 anos, o problema da falta de água prevalece não só em Esposende, como no resto do País e urge tomar medidas sérias para debelar esta escassez, deste “precioso líquido”.

 Contudo, nessa publicação, esse jornal realçava a boa colheita de vinho, superior à do ano transato, quer na quantidade, quer na qualidade, sendo o melhor vinho , vendido entre 15 a 15.000 reis e  ia mais longe:

-“O novo ano há-de ser abundante em rixas, havendo grossa pancadaria e grande número de cabeças quebradas” e terminava com este “snobe”“adágio popular”:

- “ Deus superomnie”…

Por Esposende, as tascas ou tabernas eram frequentadas normalmente, por homens contudo, em determinadas aldeias/freguesias,  as mulheres eram assíduas nesses espaços, como em Vila Cova com a Maria da Branca, Catarina, Tapita e Maria Chêla, a conviverem  alegremente com os homens bebendo as suas tigelas do bom vinho produzido nesta  freguesia barcelense. O Mendes, Dr. Vale Lima, Adélio, Alice, entre outros, eram “grandes produtores de vinho” que era vendido para várias localidades, como em Esposende, Góios, Marinhas…

 

Esposende, 19 de agosto de 2022

 

“BÓIAS”

C.M.L.B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário