sábado, 6 de agosto de 2022

Câmara Municipal de Esposende

  

Avaliação muito positiva dos projetos de Educação Musical e de Educação Física na Educação Pré-Escolar 

A Câmara Municipal de Esposende deu continuidade, no ano letivo 2021/2022, aos projetos de Educação Musical e de Educação Física dirigidos às crianças que frequentam os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar da rede pública do concelho, abrangendo cerca de meio milhar de crianças, com idades entre os 3 e os 5 anos.

Neste sentido, renovou o contrato-programa estabelecido com a Zendensino – Cooperativa de Ensino, que garante os recursos humanos qualificados para o desenvolvimento destas atividades, em coadjuvação pedagógica com os Educadores de Infância que asseguram o seu acompanhamento e colaboram na coordenação pedagógica, em articulação com o Município.

Com a dinamização do Projeto de Educação Musical, o Município tem intenção de expandir o património sensorial, intelectual e cultural das crianças do concelho, colocando-as em contacto vivo com a música, através de práticas e aprendizagens significativas em torno da audição musical ativa, da experimentação, de práticas instrumentais coletivas e da criação/invenção musical.

A abordagem à Música no Jardim de Infância dá continuidade às emoções e afetos vividos nestas experiências, contribuindo para o prazer e bem-estar da criança, valorizando os interesses e as propostas das crianças, no desenvolvimento de uma prática sistemática e contínua direcionada para um desenvolvimento progressivo das competências musicais da criança e o alargamento do seu quadro de referências artísticas e culturais.

O Projeto de Educação Física tem como objetivo o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras das crianças, contribuindo para a sensibilização da importância da prática desportiva para uma vida saudável.

Com este Projeto, pretende-se proporcionar às crianças experiências e oportunidades desafiantes e diversificadas, contribuindo para desenvolver a sua consciência e domínio do corpo, promover estilos de vida saudáveis e a prática do exercício físico e criar condições para a exploração livre do espaço, do movimento e dos materiais.

Estes objetivos convergem na visão organizacional do Município nesta área específica, no sentido de promover o desporto como parte ativa do desenvolvimento sustentável do concelho, promovendo uma maior e melhor qualidade de vida.

A Educação Musical tem vindo a ser proporcionada às crianças da Educação Pré-Escolar da rede pública do concelho desde o ano letivo 2006/2007, ao passo que a Expressão Físico-Motora foi implementada no ano letivo 2014/2015, contribuindo para o desenvolvimento global das crianças.

Ambos os projetos visam proporcionar a diversificação das atividades no âmbito da educação musical e da prática físico-motora na Educação Pré-Escolar, promover o trabalho cooperativo entre docentes, contribuindo para o sucesso educativo, ponto fulcral da ação pedagógica.

Anualmente é realizada a avaliação dos projetos, através da auscultação dos diversos intervenientes, pais e encarregados de educação, educadores de infância e os professores afetos aos projetos.

No ano letivo 2021/2022, registou-se uma avaliação muito positiva ao nível da sua importância para o desenvolvimento educativo das crianças. O nível de motivação das crianças é muito elevado, sendo de 95,5% para o Projeto de Educação Musical e de 100% para o Projeto de Educação Física.

A totalidade dos inquiridos avalia muito positivamente a satisfação global com o desenvolvimento dos Projetos, com uma média de 95,9% para ambas as áreas. Esta avaliação também é reveladora da excelente articulação entre os docentes de ambas as áreas e os Educadores de Infância, ao nível dos conteúdos, avaliação e realização das atividades, favorecendo o processo educativo e uma boa articulação destes projetos com a área de conteúdo de Expressão e Comunicação, nos Domínios da Educação Motora e da Educação Artística, de acordo com a revisão das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016).

Assim, com base nos resultados desta avaliação e em articulação com as diversas entidades envolvidas, o Município dará continuidade a estes projetos no próximo ano letivo, contribuindo para o enriquecimento das experiências educativas das crianças e para o seu integral desenvolvimento, através do aprofundamento dos conteúdos nas áreas da música e da prática desportiva, fomentando a igualdade de oportunidades.

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário