Avaliação muito positiva dos projetos de Educação Musical e de Educação Física na Educação Pré-Escolar
A Câmara Municipal de Esposende deu continuidade, no ano
letivo 2021/2022, aos projetos de Educação Musical e de Educação Física dirigidos
às crianças que frequentam os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar da rede
pública do concelho, abrangendo cerca de meio milhar de crianças, com idades
entre os 3 e os 5 anos.
Neste sentido, renovou o contrato-programa estabelecido com
a Zendensino – Cooperativa de Ensino, que garante os recursos humanos
qualificados para o desenvolvimento destas atividades, em coadjuvação
pedagógica com os Educadores de Infância que asseguram o seu acompanhamento e
colaboram na coordenação pedagógica, em articulação com o Município.
Com a dinamização do Projeto de Educação Musical, o Município tem intenção de expandir o património sensorial, intelectual e cultural das crianças do concelho, colocando-as em contacto vivo com a música, através de práticas e aprendizagens significativas em torno da audição musical ativa, da experimentação, de práticas instrumentais coletivas e da criação/invenção musical.
A abordagem à Música no Jardim de Infância dá continuidade
às emoções e afetos vividos nestas experiências, contribuindo para o prazer e
bem-estar da criança, valorizando os interesses e as propostas das crianças, no
desenvolvimento de uma prática sistemática e contínua direcionada para um
desenvolvimento progressivo das competências musicais da criança e o alargamento
do seu quadro de referências artísticas e culturais.
O Projeto de Educação Física tem como objetivo o
desenvolvimento das capacidades físicas e motoras das crianças, contribuindo
para a sensibilização da importância da prática desportiva para uma vida saudável.
Com este Projeto, pretende-se
proporcionar às crianças experiências e oportunidades desafiantes e
diversificadas, contribuindo para desenvolver a sua consciência e domínio do
corpo, promover estilos de vida saudáveis e a prática do exercício físico e criar
condições para a exploração livre do espaço, do movimento e dos materiais.
Estes objetivos convergem na visão organizacional do
Município nesta área específica, no sentido de promover o desporto como parte
ativa do desenvolvimento sustentável do concelho, promovendo uma maior e melhor
qualidade de vida.
A Educação Musical tem vindo a ser proporcionada às
crianças da Educação Pré-Escolar da rede pública do concelho desde o ano letivo
2006/2007, ao passo que a Expressão Físico-Motora foi implementada no ano letivo
2014/2015, contribuindo para o desenvolvimento global das crianças.
Ambos os projetos visam proporcionar a diversificação das
atividades no âmbito da educação musical e da prática físico-motora na Educação
Pré-Escolar, promover o trabalho cooperativo entre docentes, contribuindo para
o sucesso educativo, ponto fulcral da ação pedagógica.
Anualmente é realizada a avaliação dos projetos, através da
auscultação dos diversos intervenientes, pais e encarregados de educação, educadores
de infância e os professores afetos aos projetos.
No ano letivo 2021/2022, registou-se uma avaliação muito
positiva ao nível da sua importância para o desenvolvimento educativo das
crianças. O nível de motivação das crianças é muito elevado, sendo de 95,5%
para o Projeto de Educação Musical e de 100% para o Projeto de Educação Física.
A totalidade dos inquiridos avalia muito positivamente a
satisfação global com o desenvolvimento dos Projetos, com uma média de 95,9%
para ambas as áreas. Esta avaliação também é reveladora da excelente articulação
entre os docentes de ambas as áreas e os Educadores de Infância, ao nível dos
conteúdos, avaliação e realização das atividades, favorecendo o processo
educativo e uma boa articulação destes projetos com a área de conteúdo de Expressão
e Comunicação, nos Domínios da Educação Motora e da Educação Artística, de
acordo com a revisão das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016).
Assim, com base nos resultados desta avaliação e em
articulação com as diversas entidades envolvidas, o Município dará continuidade
a estes projetos no próximo ano letivo, contribuindo para o enriquecimento das
experiências educativas das crianças e para o seu integral desenvolvimento,
através do aprofundamento dos conteúdos nas áreas da música e da prática
desportiva, fomentando a igualdade de oportunidades.
Esta postura
enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030,
da Organização das Nações Unidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário