Esposende continua a apostar na promoção do sucesso educativo
O projeto Literacia no Cávado e os recursos educativos digitais associados têm-se revelado primordiais para o sucesso educativo no Município de Esposende.
Este projeto desenvolve uma abordagem multidisciplinar no combate ao insucesso escolar, combinando esforços, recursos e medidas de promoção dos diferentes níveis de literacia dos alunos do ensino pré-escolar, básico e secundário, como estratégia complementar à ação educativa das escolas para a mitigação dos efeitos da pandemia.
Através deste projeto
são disponibilizados recursos educativos digitais para a utilização em contexto
educativo (sala de aula) e familiar, como estratégia de mitigação das
desigualdades no acesso ao digital. A intervenção traduz-se no trabalho
colaborativo entre a equipa multidisciplinar, constituída por profissionais de
Psicologia e de Informática, sendo, assim, disponibilizados recursos técnicos
especializados para garantir o apoio e acompanhamento psicossocial e
psicoeducativo, combinando a intervenção individual e universal, através do
desenvolvimento de programas de promoção de competências de literacia digital,
comunicacional, socioemocionais, pessoais e comportamentais.
Neste contexto,
no âmbito da segunda fase do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso
Escolar do Cávado (PIICIE), o Município de Esposende, em parceria com os
Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio,
e a Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, desenvolveu este projeto, no
3.º período do ano letivo 2021/2022, visando a melhoria da qualidade das
aprendizagens e dos resultados escolares dos seus alunos, através do apoio
individualizado ao aluno e do envolvimento e intervenção com as suas famílias. Neste
período, o projeto envolveu 980 alunos, nomeadamente 29 alunos do 3.º Ciclo e
do Ensino Secundário, na valência de Psicologia, e 951 alunos do 1.º Ciclo, na área
de Informática.
Contribuindo
também para a promoção do sucesso educativo, os projetos intermunicipais
Ensinar e Aprender Português, da Plataforma + Cidadania e No poupar está o
Ganho!, destinados aos alunos do 1.º Ciclo, prosseguiram o desenvolvimento de
atividades e a participação em concursos intermunicipais.
Assim, o
concurso final do projeto No Poupar está o Ganho! premiou uma turma de
Esposende a nível nacional, o 4.º ano da Escola Básica de Góios, que recebeu
uma Menção Honrosa pela Replicabilidade do seu trabalho, tendo sido também vencedora
a nível municipal, por ter apresentado o melhor trabalho a nível do 1.º Ciclo
no universo das turmas concelhias. Os conteúdos e as atividades propostos pelo
projeto levaram os alunos a adquirir conhecimentos e competências na área da
literacia financeira, contribuindo para a sua formação enquanto futuros
consumidores mais informados e responsáveis. No âmbito da 4.ª edição das
Olimpíadas do Património e Cidadania, a turma dos 2.º e 3.º anos da Escola Básica
de Vila Chã e a turma do 3.º ano da Escola Básica de Forjães foram as
vencedoras a nível municipal.
Ainda
relativamente a recursos educativos digitais, refira-se a implementação da
Plataforma Hypatiamat, em março deste ano, com a realização do Workshop de
Capacitação "Recurso Educativo Digital" - Plataforma Hypatiamat,
dirigido a todos os docentes do 1.º Ciclo, com vista à implementação desta
ferramenta como auxílio ao processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da
área curricular de Matemática. Esta plataforma destina-se a todos os alunos do
1.º Ciclo e visa promover competências no domínio do cálculo mental e
contribuir para o sucesso escolar na matemática e para a autorregulação da
aprendizagem dos alunos.
De referir que
tem sido reconhecida a importância do bom ambiente de trabalho colaborativo
existente em Esposende, com as diversas estruturas e órgãos das escolas,
facilitando a própria intervenção dos projetos, através dos quais se pretende
potenciar e ampliar oportunidades de aprendizagens para os alunos, sob a
liderança pedagógica dos docentes, contribuindo para a promoção de uma Escola
Inclusiva. Pretende-se ainda a promoção do trabalho em rede entre os agentes
educativos e os municípios e a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado,
fortalecendo a rede de trabalho colaborativa centrada nas questões do sucesso
educativo.
Importa ainda
referir que o Projeto Literacia no Cávado se enquadra nos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU, referentes à
Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Redução das
Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a
Implementação dos Objetivos. Insere-se também nos princípios subjacentes ao
Perfil dos Alunos para o Século XXI, designadamente “Um perfil de Base
Humanista”, a “Inclusão como Requisito de Educação”, o “Desenvolvimento
Sustentável” e a “Valorização do Saber”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário