ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 12 de maio de 2022

Os Verdes

 

Os Verdes Participaram na Consulta Pública do PENSAARP 2030

O Partido Ecologista Os Verdes submeteu hoje o seu contributo no âmbito da consulta pública do Projeto de Resolução do Conselho de Ministros que aprova o PENSAARP 2030 - Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030.

Através da sua participação, o PEV apresentou um conjunto de considerações tendo em conta que as metas inscritas no PENSAAR 2020 ficaram aquém do expectável e que o novo plano deverá, como tal, fazer face a fragilidades e desafios que persistem.



Na análise ao documento Os Verdes consideram que o PENSAARP 2030 não dá a devida ênfase à opção de não entrega ao setor privado da gestão da água, ao mesmo tempo que tende a centrar mais os seus objetivos nas políticas tarifárias das entidades gestoras, desempenhos económicos e financeiro, do que na promoção de garantias ecológicas e de eficiência dos sistemas.

Nesta estratégia ficou também por definir o corpo de meios humanos necessários para a prevenção e a contenção de descargas em meio hídrico,  para a garantia da qualidade dos nossos recursos hídricos e dos serviços prestados.

O Partido Ecologista Os Verdes emitiu uma opinião desfavorável ao documento que está em consulta pública, e considera que a proposta de PENSAARP 2030 merece um conjunto de reformulações por forma a garantir a eficácia, eficiência e sustentabilidade de todo o sistema de água.

O Partido Ecologista Os Verdes

12 de maio de 2022


Partido Ecologista "Os Verdes"
Av. D. Carlos I, 146 - 1º Dto
1200-651 Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário