Munícipes a partir dos 60 anos já podem fazer autoagendamento para a vacinação contra a Covid-19
As pessoas a partir dos 60 anos já podem fazer o agendamento para a vacinação contra a Covid-19. O registo é feito online, através do link https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/, sendo possível marcar dia e hora para ser vacinado.
Atendendo ao elevado ritmo de vacinação registado nos últimos dias, a "task force", responsável pela coordenação do plano de vacinação, entendeu antecipar a medida de alargar o autoagendamento para a vacinação às pessoas a partir dos 60 anos, que ainda não foram convocadas. O autoagendamento já era possível para as pessoas com idade superior a 65 anos.
Esta nova fase começou no passado fim-de-semana e espera-se que até ao final do mês as pessoas acima dos 60 anos tenham sido vacinadas com, pelo menos, uma dose.
Em Esposende, o processo de vacinação prossegue a bom ritmo, decorrendo no Centro de Vacinação instalado pelo Município num pavilhão na Zona Industrial de Bouro – Gandra, onde se procede à vacinação das pessoas convocadas pelo ACES e daquelas que optaram por fazer o autoagendamento.
Recorde-se que o Centro de Vacinação compreende uma área de receção, um espaço para atendimento médico e zonas de vacinação. Inclui, ainda, zona de recobro e zona de emergência (apetrechada com os necessários equipamentos de suporte avançado de vida e socorro), espaço administrativo e área de descanso para os profissionais de saúde e restante pessoal de apoio (composta por cozinha, WC e vestiários). Esta operação conta, ainda, com serviços permanentes de vigilância e desinfeção, bem como uma equipa de socorro dos Bombeiros Voluntários de Esposende para eventual necessidade de evacuação para unidade hospitalar.
Esta postura
do Município de Esposende enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se
refere ao ODS “Saúde de Qualidade”, e traduz-se num importante contributo no
combate à Covid-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário