Projeto Rumo Ao Sucesso implementa novas dinâmicas em contexto de pandemia
O Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar Rumo ao Sucesso iniciou, no presente ano letivo 2020-21, o seu 3.º ano de execução com novos projetos e dinâmicas, tendo alargado a sua ação aos alunos da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apesar de todos os constrangimentos associados ao contexto pandémico, o Projeto demonstrou a sua capacidade de adaptação, continuando a sua intervenção na potenciação da melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados escolares, no combate ao insucesso escolar, no envolvimento e intervenção com as famílias e comunidade escolar. Nesta fase, procedeu-se a um rastreio de avaliação da linguagem e fala, analisou-se o impacto da tecnologia ao serviço da Educação, relembraram-se cuidados básicos de higiene e revisitou-se a canção tradicional portuguesa.
Enquadrado no subprojecto Núcleo de Intervenção com os Alunos e Famílias, no âmbito da valência de Terapia da Fala, deu-se continuidade ao estudo relativo às necessidades de intervenção nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido, foi realizado o rastreio com o instrumento RALF – Rastreio de Avaliação da Linguagem e Fala, junto dos professores titulares do 1.º ano de escolaridade que aplicaram o instrumento aos seus alunos que obtiveram autorização parental para o mesmo.
As informações obtidas estão a ser
tratadas para posterior partilha com os encarregados de educação, professores
titulares e direções dos agrupamentos de escolas, bem como para a definição de
estratégias de intervenção neste domínio. Com esta ação foi possível
desenvolver uma colaboração de proximidade com os professores titulares, a qual
se revelou muito positiva, na medida em que permitiu a partilha de
conhecimentos e experiências, contribuindo para o enriquecimento profissional
de todos os envolvidos.
Por sua vez, a valência de
Psicologia, em parceria com o Clube de Competências Digitais, no âmbito das ações
de capacitação parental e em articulação com o projeto da Escola Secundária com
3.º Ciclo Henrique Medina: Escola para Pais – Gestores Educacionais realizou,
no passado dia 21 de janeiro de 2021, uma sessão direcionada a pais e
encarregados de educação desta Unidade Orgânica, na modalidade Livestreaming.
Nesta sessão, subordinada ao tema “A Tecnologia ao serviço da Educação”, os
seus dinamizadores procuraram evidenciar o potencial do uso da tecnologia ao
serviço da educação, como meio de aproximação ao universo das crianças e jovens.
De forma dinâmica e interativa, alertaram, ainda, para os perigos da internet,
dotando os seus participantes de estratégias, no sentido de minimizar este
impacto.
Neste sentido, foram apresentadas e
exploradas ferramentas diversificadas que os alunos poderão usar para potenciar
o seu processo de aprendizagem. Esta sessão visou, ainda, o envolvimento das famílias no
processo educativo dos seus filhos e teve uma excelente recetividade e uma
apreciação muito positiva por parte dos participantes.
No âmbito do subprojeto Clubes de
Motivação e Ativação de Competências, a valência de Ciências Experimentais, em
parceria com ACES Cávado III Barcelos/Esposende – UCC ConvidaSaude – Saúde
Escolar, Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina - Curso Profissional
de Técnico Auxiliar de Saúde, Agrupamentos Escolares António Correia de
Oliveira e António Rodrigues Sampaio e Coordenadores PES dos Agrupamentos, deu
continuidade ao projeto “Cuidados Básicos de Higiene”, iniciado no ano letivo
2019/2020. Dado o contexto pandémico que o país atravessa, priorizou-se a
temática relacionada com a correta utilização da máscara, designada “A Máscara
- Porquê? E como?”, direcionada aos alunos do 5.º ano. As sessões dinamizadas
contaram com a participação de perto de uma centena de alunos dos dois
agrupamentos. Prevê-se a continuidade das sessões em regime presencial ou num
contexto de E@D.
Quanto ao subprojeto Educação pela
Arte, a Oficina de Light Choir, em articulação com a disciplina de Oferta
Complementar, gravou um vídeo com os alunos de uma turma de 5.º ano, da Escola
Básica de Apúlia, sobre a canção tradicional portuguesa “Barqueiro”. Nesta
atividade, enquadrada no Projeto Erasmus "No need for another toy, water
is our essential joy", os alunos adaptaram a letra da música,
relacionando-a com a importância da água.
Todas estas dinâmicas e atividades
refletem uma crescente evolução, reconhecimento e consolidação da intervenção
do Projeto Rumo ao Sucesso, ao serviço da comunidade escolar do Município,
contribuindo para a inclusão social e para a promoção do sucesso educativo,
enquadrando-se nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda
2030 da ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário