ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 3 de junho de 2020

Alunos da EB de Fão



Alunos da EB de Fão vencem fase municipal do Concurso “As Olimpíadas da Cidadania e do Património”

Os alunos do 3.º ano da Escola Básica de Fão, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, foram os vencedores municipais da segunda edição do concurso "Olimpíadas da Cidadania e do Património 2019/2020”, promovido no âmbito do projeto intermunicipal Plataforma + Cidadania.



O concurso decorreu online, entre os dias 3 de fevereiro e 28 de maio, e envolveu as turmas do 3.º e 4.º anos, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dos seis municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado). A pontuação de cada turma foi a média da pontuação de todos os alunos. As perguntas do concurso versaram sobre os conteúdos da plataforma, relativos aos temas que compõem a Educação para a Cidadania, o Currículo Local e os desafios “As Maravilhas dos meu País”, “Europa - Factos Curiosos” e “Património Mundial em Portugal”.

No município de Esposende, participaram no concurso oito turmas do 3.º e 4.º anos, num total de cerca de 150 alunos, que também estão de parabéns pelas magníficas pontuações alcançadas. De destacar que a turma vencedora da fase municipal em Esposende foi a única turma do 3.º ano de escolaridade do conjunto dos municípios da CIM Cávado, sendo as restantes do 4.º ano.

O concurso pretendia a partilha de experiências culturais e de conhecimentos entre as crianças, impulsionando a utilização das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), consciência cultural, social e política da comunidade. Estes objetivos estiveram sempre presentes no espírito dos alunos que, em conjunto com as famílias, viveram com grande entusiamo a proposta feita pela professora Marlene Pinheiro.

A Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Esposende, Angélica Cruz, destacou o empenho dos alunos, das suas famílias e da professora, considerando que foram determinantes para esta vitória. Sublinhou que o concurso não só valorizou os saberes disciplinares, como potenciou o trabalho interdisciplinar, cooperativo e autónomo dos alunos na descoberta do património nacional, regional e local.

À imagem da primeira edição que decorreu em Esposende, onde a turma da Escola Básica de Esposende alcançou o 2.º lugar, o concurso também previa uma fase intermunicipal, porém, face à atual conjuntura de pandemia, foi cancelada.

O acesso à Plataforma + Cidadania encontra-se, pelo terceiro ano consecutivo, disponível a todos os alunos 1.º Ciclo do Município de Esposende, e, neste terceiro período, aos alunos da educação pré-escolar. Pretende desenvolver competências, atitudes e valores que ajudem as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade, potenciando o desenvolvimento dos níveis de cidadania participativa nas crianças, através da disponibilização de recursos educativos digitais e conteúdos locais.

O projeto “Mais Cidadania: Plataforma de Colaboração e Partilha na NUT III Cávado” é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado em parceria com os Municípios da NUT III Cávado e cofinanciado pelo POR Norte 2020, com o apoio do Fundo Social Europeu, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE). Esta ação enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030, cuja concretização foi assumida pelo Município de Esposende.