Contact Center Municipal
para dar resposta a todos os esposendenses
A Câmara Municipal de Esposende vai fundar um serviço de
contacto direto com os seus munícipes. Seguindo o plano em curso tendente à
desmaterialização dos processos e dando continuidade ao plano de modernização
administrativa, o Contact Center Municipal permitirá uma maior eficácia na
resolução dos problemas, garantindo uma resposta às dúvidas colocadas. Sendo o
munícipe a principal razão da atuação dos serviços municipais, entende o Município
de Esposende que devem ser gerados todos os mecanismos de resposta às mais
diversas solicitações.
As restrições ou mesmo o impedimento de deslocação aos
espaços físicos onde funcionam os serviços municipais, decorrente da pandemia do
novo coronavírus, acelerou o processo de instalação de um “Contact Center Municipal”,
em Esposende. Além de proporcionar uma maior proximidade, ainda que não na
forma física, este serviço pretende agilizar os contactos dos munícipes com a
autarquia, assegurando uma capacidade de resposta mais rápida e eficaz.
É, também, nesse sentido que estão a ser estudadas formas
de alargar os horários de atendimento, além de diversas estratégias de
desmaterialização dos processos, com o crescente recurso ao suporte digital.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Esposende,
Benjamim Pereira, este serviço pretende “alcançar uma maior proximidade com os
munícipes, resolvendo, encaminhando ou orientando para a resposta aos problemas
ou reclamações”.
Este passo da autarquia esposendense insere-se na sua
política de descentralização administrativa que compreendeu, numa primeira
fase, a instalação do Espaço do Cidadão, nos Paços do Concelho e que prevê, a
breve prazo, a abertura de outros dois serviços idênticos, nas vilas de Forjães
e de Apúlia.
“Com o ‘Contact Center Municipal’, os contactos na
autarquia serão centralizados e irão funcionar em horário alargado. Será
realizada uma triagem e consequente distribuição dos assuntos pelos respetivos
serviços, facilitando os tempos de resposta e contacto entre os munícipes e a
autarquia”, adiantou Benjamim Pereira.
Esta medida implica um investimento em recursos humanos e
equipamentos, para além da formação adequada dos trabalhadores.