Município
de Esposende promoveu sessão
de
sensibilização sobre “Autonomia
e
Flexibilidade Curricular”
No âmbito do Projeto Rumo
ao Sucesso, integrado Plano Integrado e Inovador de Combate ao
Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), da Comunidade Intermunicipal do Cávado
(CIM Cávado), o Município de Esposende promoveu,
junto das comunidades educativas locais, uma ação de sensibilização sobre a temática “Autonomia e
Flexibilidade Curricular”. Esta iniciativa decorreu em articulação com as
competências inscritas no “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória” e com os recursos potenciados pelo Projeto Rumo ao Sucesso.
A
sessão, aberta pela Vereadora da Educação, Angélica Cruz, foi dinamizada por
Sandra Macedo, consultora científica do Projeto Rumo ao Sucesso e contou com a participação das Direções dos
Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira, António Rodrigues Sampaio
e da Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina, da CIM Cávado, dos
profissionais afetos aos Projetos e de outros parceiros locais, como o Centro de
Formação da Associação de Escolas dos concelhos de Barcelos e Esposende, da
Escola de Música de Esposende e da Escola Profissional de Esposende.
Os desafios que a sociedade atualmente enfrenta,
decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, obrigam
a repensar a Escola já. Os alunos devem ser preparados para uma sociedade com
tecnologias ainda não inventadas, com o objetivo de resolver problemas que
ainda se desconhecem. Perspetivando-se um futuro tão incerto quanto exigente,
afigura-se necessário desenvolver nos alunos competências que lhes permitam
integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver
problemas complexos. Neste sentido, o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória” estabelece a matriz de princípios, valores e áreas de competências
e constitui-se como o grande referencial a que deve obedecer o desenvolvimento
do currículo.
Com este enquadramento foram apresentadas, nesta
sessão, as propostas introduzidas pelo Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho,
que confere às Escolas autonomia para, em estreita articulação com os alunos,
as famílias, os municípios e a comunidade, poderem dispor de maior
flexibilidade na gestão curricular, adequada a contextos específicos e às
necessidades dos alunos, com vista à dinamização de um trabalho
interdisciplinar, promotor de mais e melhores aprendizagens e à
operacionalização do perfil de competências a desenvolver para fazer face aos
desafios do século XXI.
Foram, igualmente, partilhadas algumas práticas
educativas envolvendo parcerias locais, para demonstrar que é possível uma
rentabilização diferente dos recursos, através da operacionalização de um leque
de oportunidades que, em articulação com a comunidade, devem ser agarradas
pelas Escolas, com vista à promoção de uma Escola Inclusiva, com enfoque na
participação cívica. De igual modo, a Escola deve incentivar a livre
iniciativa, o pensamento crítico, a sensibilidade estética e artística, a
autonomia e o respeito pela diversidade humana e cultural e permitindo, deste
modo, que todos e cada um dos alunos atinja o máximo das suas potencialidades.
As ações em curso no âmbito do Projeto Rumo ao Sucesso, potenciadas por este
contexto de “Autonomia e Flexibilidade Curricular”, contribuirão para
diversificar neste Município de Esposende as práticas pedagógicas, enriquecer o
currículo dos alunos e, consequentemente, aumentar os seus níveis de motivação
face às aprendizagens escolares, designadamente através da valorização das artes,
das ciências, das tecnologias de informação e comunicação, do trabalho prático
e experimental, bem como da integração das componentes de natureza local e
regional.