ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Por Carlos Barros


            O histórico  55º  jogo Norte – Sul / 2018     
-  Dia 16 de junho de 2018

-  18 horas
-  Estádio Padre Sá Pereira
-  jantar: 20,30 horas (Restaurante Bonfim-Esposende)
                               Resultado final:
                     Norte  5 Sul 2
(ver a constituição das equipas…)
Trio de arbitragem:
Álvaro Paquete
Adélio V. Boas
Romão Miquelino

NORTE - SUL  Um derby e acaba sempre bem!...

NORTE United:
João; Mário R.; Vitinho; Zé Miquelino; João Muchacho; Raul F. ; João Guimarães; Miguel; Marco, Soares (Sargento); A. Mocas; Fábio; Paulo; Américo Miquelino; Pedro Rocha; João Garçon (Sargento) ; Paulo Venda  e Lano.

SUL City:
Abílio Coutinho; (João); Manuel Fidó; Fernando Pompeu;  Zé M.; Manuel  Júnior ; Mocas, Paulo Galo.; A. Pinto “Tonhé”; Tone Maria; Manel Brasileiro; João Felgueiras; Mário Faísca ; Fernando Rosário; Américo Loureiro; Tone Tatá; Américo Ferreira; Mocas Júnior; Zé Magalhães e Carlos Barros;

Golos:
 Norte: Marco 2; Pedro Rocha 1; Miguel 1; “Fábio”(desconfia-se que foi este o marcador…)
 Sul;  Paulo Galo; Tone Maria Pesinho (Penalty)

Assessores: Berto Fidó; Feliciano; Romão Miquelino.
Animadora turística: Nazaré Mendanha

Este Norte-Sul, foi um grande jogo de futebol, muito disputado com os jogadores, jovens veteranos, a jogarem um futebol de excelente “quilate”, uns mais  dinâmicos, outros mais parados, porque a idade não perdoa!...O jogador menos jovem, presente ao jogo, era o Mário Trabuqueta, um “dançarino de tango…, e os restantes cheirava a “caruncho” mas, durante o jogo mostravam os seus dotes “Messianos” e  Ronaldianos”,  …
  Marcaram-se sete  golos qual deles o mais bonito?!...
O trio de arbitragem, com as insígnias do Fifas, como sempre, “roubou” as duas equipas e até marcou um penalty , com uma falta cometida fora da grande área…. Os Auxiliares normalmente, estavam a dormir ou a olharem para a bancada, com jovens esposendenses, muito vistosas, a traírem a concentração desses auxiliares!
  No final do jogo, foram entregues, pela gentil menina Isabel e por outra jovem da família Guimarães, uma taça ao Capitão do Norte Lano “Telhadinho” e outra ao  Capitão do Sul Carlos Chaplin.
 O presidente da ACRAIE , Eduardo Costa, entregou às duas equipas, dois bonitos troféus, o que agradecemos.
Devo referir, que o Sul estava desfalcado de três vedetas, de renome Mundial: Prof.  Rui Pereira, Pedro Ribeiro e  Hernâni Zão, todos eles “injustificaram” as suas ausências…
  O Sul, através do seu Diretor Chaplin, apresentou, por escrito, um protesto  à Comissão Arbitral do Desporto porque os “manhosos do Norte” jogaram com dois jogadores com 22 anos, “ferindo” a legalidade dos Estatutos daí, num veredicto “super rápido”, o Norte foi castigado com a derrota por 3-0, sem direito a recurso…
  O Norte- Sul, escrevendo agora, com seriedade e sem humor, é um encontro de ex-dirigentes e ex-jogadores do ESC/ADE e visa o  convívio e a amizade entre os esposendenses, dos vários  “horizontes de todos os pontos  cardeais e colaterais” e, neste caso, o futebol, foi e continua a ser a estratégia de UNIDADE  FRATERNA entre os esposendenses da ribeira, do Campo do Pinto, do estádio do Emilinho, do Campo da Junqueira, do Estádio do Pinhal Careca, do  Campo da Faustina,  da Central…
 O jantar convívio teve um ambiente extraordinário, com muita alegria, cânticos, danças, fado, e a felicidade que reinou nesta família Norte-Sul foi  fantástica.
 Um pequeno grupo de franceses que ocasionalmente, jantava no restaurante, associou-se à nossa festa e foi uma noite espectacular, para não mais esquecer… Até houve uma troca simbólica de camisolas entre estes “beligerantes da Paz”… Os hinos nacionais da França e de Portugal foram cantados em conjunto, com  elevado respeito e estima pelos respectivos países.
 Obrigado a todos os participantes neste 55º encontro histórico entre o Norte-Sul, sem esquecer a assistência da bancada com a sempre alegre Nazaré a apoiar as hostes com aquelas “atoardas” habituais e que ninguém leva a mal porque a Nazaré é o símbolo da alegria e boa disposição, uma apoiante activa do Norte – Sul.
 Para o ano, teremos mais um Norte – Sul e já estamos a trabalhar para a sua organização, dentro dos parâmetros da amizade, alegria e fraterna unidade entre os esposendenses.

Iniciativa integrada no Programa  das Festas do S. João-Esposende

Apoios:
Câmara M. de Esposende –Pelouro do Desporto-; União de freguesias Esposende-Marinhas-Gandra; Direção da A.D.E.; ACRAIE-Esposende; ACRASJ-Esposende; Esposende Altruísta, funcionários da ADE (Sr. Silveira, Gregório, Pedro…). João Nunes e Dr. Bermudes, sempre colaborante com o Norte-Sul, desde há longa data.