ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 23 de março de 2018

Semana Santa



Religiosidade, cultura e gastronomia
 são atrativos de Esposende para a Páscoa
Esposende preparou um vasto programa de complemento às solenidades religiosas que acontecem por altura da Semana Santa. Além das seculares procissões, há cânticos de coros a ecoar nas igrejas da cidade, oficinas de férias de Páscoa para os mais novos e provas desportivas para os mais destemidos, sem esquecer a vertente gastronómica, num mês em que os restaurantes dão ênfase aos Sabores do Mar.
Perspetiva-se uma Semana Santa, plena para o turismo de Esposende, em que a procura de alojamento e dormidas está a superar os números do passado. A descentralização da procura turística e o crescente interesse pelo turismo religioso contribuem para o aumento de visitantes que, em Esposende, conciliam a vertente cultural com a possibilidade de experimentarem a gastronomia local, marcada pela iniciativa “Março com Sabores do Mar” que potencia as especialidades dos restaurantes locais, com recurso aos produtos endógenos, com o peixe à cabeça dos cardápios, complementados com os doces (clarinhas e folhadinhos) e os vinhos verdes das quintas da região.

O ritmo litúrgico que a tradição cristã dita na Quaresma, adquire, em Esposende, uma dimensão cultural relevante, por força das iniciativas agendadas para a Semana Santa. Os mais novos podem ocupar o tempo proporcionado pelas férias, em oficinas que decorrem no Centro de Educação Ambiental, ou no Centro Interpretativo de S. Lourenço.
Para os amantes do desporto, Esposende é, claramente, o destino por excelência. Os desportos de mar (kit surf, surf ou bodyboard) são uma grande atração, mas também há percursos a trilhar e a marginal para percorrer ao ritmo de cada um. Para os mais bem preparados, realiza-se domingo, dia 25, o IV trail de Esposende edição galaica que apresenta duas alternativas: trail longo (25 km) e trail curto (16 km).
O comércio local associa-se às comemorações, aderindo ao concurso de montras da Semana Santa que estará patente até 2 de abril.
As solenidades da Semana Santa de Esposende iniciam com a Via-Sacra Arciprestal (sexta-feira, 23). Sábado, dia 24, pelas 21h30, a Igreja Matriz de Esposende acolhe o concerto “Procura”, do compositor Telmo Marques, pelo Coro Ars Vocalis. A bênção de Ramos ocorre domingo (25), às 9h30, na Igreja da Misericórdia, seguindo-se a procissão da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém.
Na quarta-feira (28), pelas 21 horas, realiza-se a procissão de Velas, antecedendo o concerto "Motetes para o tempo da Paixão", pelo coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende.
A partir de quinta-feira (29) poderão ser admirados os tapetes de flores da Igreja da Misericórdia, pelas 15 horas. Duas horas mais tarde tem celebra-se a missa da Instituição da Eucaristia e Cerimónia do Lava-Pés. A cerimónia termina com a Desnudação dos Altares, ficando o Santíssimo Sacramento em Adoração, no Horto, até às 21 horas.
Ainda nessa noite realiza-se a procissão do Encontro, antecedida pelo Sermão do Pretório (Igreja da Misericórdia), a procissão leva o andor do Senhor dos Passos ao encontro com Nossa Senhora, junto à Igreja Matriz, onde terá lugar o Sermão do Encontro.
Na sexta-feira Santa (30) as celebrações religiosas iniciam-se às 9h30 e encerram às 21h30, com a Procissão do Enterro do Senhor.
Sábado (31), realiza-se as liturgias da Luz (junto ao Centro Paroquial), da Palavra, Batismal, Eucarística. A Vigília Pascal inicia-se às 22 horas, na igreja Matriz de Esposende, seguindo-se, às 23h50, a Queima do Judas, no Largo Rodrigues Sampaio.
No domingo, dia 1 de abril, a missa Pascal celebra-se às 10 horas, na Igreja Matriz de Esposende, seguindo-se a visita Pascal às Instituições e à População.
A recolha do Compasso ocorre às 20 horas, numa procissão das Cruzes, desde os Bombeiros Voluntários de Esposende até à Igreja Matriz onde, à chegada, será celebrada a Eucaristia.
Todas as celebrações litúrgicas são solenizadas pelo Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende.