ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Livro “Naufrágios na Costa de Esposende”, de José Felgueiras

Livro evoca os “Naufrágios na Costa de Esposende” 
Foi, neste sábado, dia 20 de janeiro, apresentado, no Museu Marítimo de Esposende, o livro “Naufrágios na Costa de Esposende”, de José Felgueiras.

Numa obra de 500 páginas, o autor reúne histórias de dezenas de incidentes na costa de Esposende, recuando milénios para descrever a força devastadora do oceano Atlântico. Recorrendo a diversos documentos, livros e testemunhos orais, a obra de José Felgueiras pretende “marcar a raiz marítima de Esposende”. Para breve, o investigador promete apresentar uma obra sobre a história da pesca em Esposende.

Apresentado por Manuel Penteado Neiva que descreve o livro como “mais uma obra que vem enriquecer a história de Esposende e das suas gentes”, Naufrágios de Esposende tem como subtítulo “Mar do Senhor”, expressão tão frequente entre os homens do mar.
O Município de Esposende reconhece e apoia, direta ou indiretamente, a prolixa faceta dos esposendenses, o que tem permitido a edição de centenas de obras, autênticos documentos da história local e que perpetuam a memória coletiva das gentes do concelho.
Nesta apresentação pública do livro, que foi intercalada e enobrecida com momentos de poesia e de música, participaram representantes de diversas entidades/instituições locais, designadamente da Câmara Municipal de Esposende, tendo-se revelado muito limitada a sala do Museu Marítimo de Esposende para acolher a enorme afluência de todos os convidados.

A Câmara Municipal de Esposende sente-se muito honrada com a publicação de mais este livro de José Felgueiras que vem enriquecer o espólio histórico-literário de Esposende e da vida das suas gentes.