Paulo Gonçalves: “Será certamente um Dakar sem descanso para os pilotos”
Piloto português será o dorsal número 17 naquela que é a sua 11.ª participação na maior prova de Todo-o-Terreno do Mundo, o Dakar.
Foi hoje apresentada em Paris a edição de 2017 do mítico Rali Dakar. Paulo Gonçalves volta a enfrentar pela 11.ª vez a maior prova de Todo-o-Terreno do mundo, mantendo-se igualmente aos comandos de uma Honda CRF 450 Rally da equipa Monster Energy Honda Team e nem a fasquia de uma edição esperada como a mais difícil de sempre afastam o objetivo do piloto português, segundo classificado em 2015, que aponta uma vez mais à vitória final.
A prova arranca já no próximo mês de janeiro de 2017, com a primeira etapa a ter lugar no dia 2 (segunda-feira) entre a capital paraguaia de Assunção e Resistencia. Um total de 12 etapas a perfazerem cerca de 9.000 quilómetros com passagem por três países sul-americanos (Paraguai, Bolívia e Argentina), dos quais mais de metade serão disputados a contrarrelógio, alguns deles a mais de 3.500 metros de altitude.
Paulo Gonçalves: “Temos a certeza absoluta de que este Dakar vai ser mesmo muito difícil, bem mais difícil do que aquilo que já foi em anos anteriores, vamos ter praticamente metade da corrida feita em grande altitude, meia semana de competição, seis dias de corrida, onde nunca vamos baixar dos 3.500 metros, vamos inclusive ter uma etapa que vai tocar os 5.000 metros, 4.900 para ser mais preciso. Isso irá causar certamente muita dificuldade aos pilotos, dores de cabeça, lentidão na forma de pensar, um desgaste físico muito grande porque para além de estarmos a competir a 4.800 metros em alguma situação em descanso nunca baixaremos dos 3.500 durante essa semana. Para além disso também temos etapas que vão tocar os 1.000 quilómetros entre troço cronometrado e ligação e tudo isso são dificuldades acrescidas, será certamente um Dakar sem descanso para os pilotos, é importante chegar lá o melhor preparado possível, fazer uma boa aclimatação de forma a tentar sofrer o menos possível porque sofrer de certeza que vamos sofrer de alguma maneira mas pelo menos tentar reduzir essa dificuldade ao máximo de forma a poder render e estar permanentemente na luta pela vitória final que esse é obviamente o principal objetivo de um baixo leque de pilotos do qual me incluo e os pilotos da equipa Monster Energy Honda Team também.”
PROGRAMA
Dia Etapas Local Distâncias
1/1 Cerimónia de Partida em Assunção (Paraguai)
2/1 Etapa 1 Assunção – Resistencia 39 / 454
3/1 Etapa 2 Resistencia – San Miguel de Tucumán 275 / 803
4/1 Etapa 3 S. Miguel Tucumán – S. Salvador Jujuy 364 / 780
5/1 Etapa 4 San Salvador de Jujuy – Tupiza 476 / 521
6/1 Etapa 5 Tupiza – Oruro 447 / 521
7/1 Etapa 6 Oruro – La Paz 527 / 786
3/1 Etapa 2 Resistencia – San Miguel de Tucumán 275 / 803
4/1 Etapa 3 S. Miguel Tucumán – S. Salvador Jujuy 364 / 780
5/1 Etapa 4 San Salvador de Jujuy – Tupiza
6/1 Etapa 5 Tupiza – Oruro
7/1 Etapa 6 Oruro – La Paz
8/1 Dia de Descanso em La Paz (Bolívia)
9/1 Etapa 7 La Paz – Uyuni 322 / 622
10/1 Etapa 8 Uyuni – Salta 492 / 892
11/1 Etapa 9 Salta – Chilecito 406 / 977
12/1 Etapa 10 Chilecito – San Juan 449 / 751
13/1 Etapa 11 San Juan – Río Cuarto 288 / 754
14/1 Etapa 12 Río Cuarto – Buenos Aires 64 / 786
10/1 Etapa 8 Uyuni – Salta
11/1 Etapa 9 Salta – Chilecito
12/1 Etapa 10 Chilecito – San Juan 449 / 751
13/1 Etapa 11 San Juan – Río Cuarto
14/1 Etapa 12 Río Cuarto – Buenos Aires 64 / 786
Acompanhe Paulo Gonçalves em:
Facebook: /PauloGoncalvesFansPage
Instagram: @GoncalvesSpeedy
Twitter: @GoncalvesSpeedy
Hugo Oliveira Santos