ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 14 de agosto de 2016

De ANTÓNIO PINTO

Hoje, numa das minhas visitas diárias ao cemitério, coincidiu com uma homenagem que o Arciprestado, comemorando o seu Centenário, estava a fazer às pessoas que estiveram na origem das Festas da Sª da Saúde.
Até aqui tudo bem!
Qual foi o meu espanto quando ouvi através das instalações sonoras, que seriam depositadas duas coroas em flores, uma nos Párocos que ali estavam sepultados e que serviram Esposende, a outra na sepultura de uma pessoa falecida recentemente e que pertenceu à comissão de festas (também recentemente), homenageando nessa pessoa, todos os outros festeiros.
A coroa de homenagem aos Párocos foi depositada no cruzeiro, aí tudo bem. Por que a outra coroa foi depositada na sepultura, apenas, de um ex-membro da comissão de festas e não no cruzeiro?
Na minha simples e modesta opinião não pode haver atitude mais discriminatória a quem tanto trabalhou, seguidamente anos e anos sem conta, para que em Esposende houvesse sempre festas, que são centenárias, e que nunca as deixaram acabar, por muita, muita dificuldade financeira que sempre existiu. Eram Esposendenses Bairristas, sentiam o palpitar do sangue de Esposende no seu coração, e, sempre, sempre cumprindo com as tradições, coisa que hoje não acontece!
Como eu me lembro, ainda pequeno, do Sr. Manuel Areias, do Sr. Zão(Pai), do Sr. Passos da Adriana. Tantos anos esses Homens fizeram as festas, e outos, mais recentemente, os Irmãos Miranda (Manuel e António), do M. Pinto, António Zão e tantos, tantos outros, uma lista infindável, que me perdoem não falar em todos, porque não lembro, porque foram centenas....
Como é possível esquecer toda essa gente, como é possível?
Para todas essas pessoas, que se dedicaram e trabalharam para que hoje ainda seja possível lembrar  as festas, vão as minhas sentidas e justas Homenagens, porque onde estiverem podem ter a certeza, aqui na minha terra, ainda há pessoas, há Esposendenses, que reconhecem o vosso trabalho, são gratos e agradecidos eternamente, por tudo aquilo que fizeram pela nossa Terra.
Bem Hajam!

a.pinto