Município de Esposende aposta na Semana Santa para o desenvolvimento e valorização do turismo religioso
Ciente da importância da Semana Santa no contexto do turismo religioso e numa ótica de promoção e valorização do concelho, o Município de Esposende volta a associar-se à organização deste evento, que há muito ultrapassou o âmbito regional, afirmando-se, hoje, como um importante cartaz turístico, com reflexos positivos para a economia local.
Assim, complementarmente à programação religiosa, da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Esposende e Confraria do Santíssimo Sacramento, o Município e outras entidades locais asseguram a componente cultural e recreativa, tornando mais abrangente e enriquecedor este cartaz, que, este ano, decorrerá entre os dias 18 e 27 de março. O cartaz estende-se para além do Domingo de Páscoa, integrando eventos como as Festas do Senhor Bom Jesus de Fão, que decorrerão entre 20 de março e 1 de maio, ou o Senhor aos Enfermos, em Belinho, que terá lugar no Domingo de Pascoela, a 3 de abril. Profundamente enraizado nas vivências da comunidade de Belinho, o cortejo religioso, que leva a Comunhão Pascal a casa dos enfermos, é percorrido sobre tapetes de flores, com representação teatral de quadros vivos da bíblia.
A marcar o arranque da Semana Santa, no dia 18, pelas 21h00, a Via-Sacra Interparoquial, desde a Igreja Matriz de Esposende até à Capela de S. Lourenço, em Vila Chã, com participação da Pastoral Juvenil Arciprestal. A Procissão do Encontro, que ocorre na Quinta-feira Santa, dia 24, e a Procissão do Enterro do Senhor, que tem lugar na Sexta-feira Santa, dia 25, constituem pontos altos das solenidades. Realce também para "A Paixão de Cristo", que decorrerá no dia 19 de março, às 21h00 horas, no Adro da Igreja Paroquial de S. Bartolomeu do Mar, numa organização do Agrupamento de Escuteiros local.
O programa cultural integra um conjunto variado de iniciativas, nomeadamente concertos musicais, que terão como palco a Igreja Matriz de Esposende. Assim, no dia 19 de março, às 21h30, terá lugar o Concerto de Páscoa “Stabat Mater”, com o Coro de Pequenos Cantores de Esposende, com a estreia de uma obra de António Pinho Vargas. No dia 20, às 16h30, apresenta-se em concerto a Atlantic Coast Orchestra e, no dia 23, às 21h30, será a vez do Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende apresentar um concerto sobre o tema da Paixão.
No dia 26 de março, às 23h50, no Largo Rodrigues Sampaio, decorrerá mais uma edição da “Queima do Judas”.
Em colaboração com a ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, no dia 19 de março, a partir das 16h00, o Largo Rodrigues Sampaio e as ruas do centro da cidade vão acolher a iniciativa “Mesa de Doçaria Tradicional e Vinhos do Concelho”. Este ano, a ACICE volta a dinamizar o Concurso “Montras de Páscoa” junto dos comerciantes da cidade.
Este ano, o evento tem associado um Concurso de Fotografia “A Semana Santa em Esposende”, cujo regulamento poderá ser consultado no Centro de Informação Turística de Esposende, onde ficarão expostos os trabalhos concorrentes, entre os dias 1 e 10 de abril.