ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

V.D.J.

Por Carlos Barros
 Quando as notícias de futebol escasseiam, porque não falar ou escrever algo sobre o Ensino/Educação!...
 Este tema de índole cultural-Educação e Ensino- está interrelacionado com o desporto e o futebol em concreto. 
 A  D. Isolina Igreja foi a minha professora do Ensino Primário na longa data de 1959/1960 na Escola Primária de Esposende, com a sua inseparável Cantina Rocha Gonçalves, um espaço onde actualmente, funciona a União de Freguesias Esposende-Marinhas-Gandra, e passaram "pelas suas mãos" algumas gerações de alunos que não se cansam em nutrir, ao longo destes anos, uma amizade e carinho que a D. Isolina  muito merece. 
 A D. Isolina era uma professora exigente, disciplinadora, competente e muito amiga dos seus alunos e nunca foi aquela professora "agressiva, impiedosa, ferozmente punitiva" , para com os seus alunos, já que era uma docente justa e de um coração genuínamente humano. E infelizmente, não era esta  a norma existente nesses históricos tempos de Escola Primária em que a "canada e a palmatoada" estavam sempre ao serviço diário de alguns professores e temos de ter coragem de  afirmar isto porque a verdade não deverá ser escamoteada, nunca!...
 Muito mais teria a escrever sobre esta esbelta senhora, com a "idade que tem", transparece jovialidade, beleza e simpatia e nunca pára no seu "afã" do dia a dia, ...
  Quando estavamos no recreio a jogar aqueles jogos tradicionais-pião, aos "ladrões", ao "ai vai peixe" ou a jogar futebol - aquela senhora nunca nos impediu de brincar e gostava de nos ver a correr e tudo isto, redundou, em todos nós ex-alunos, um respeito e carinho que o tempo não desgasta mas, pelo contrário, fortalece.
 Hoje, nos tempos de hoje, tudo é diferente e  eu, como professor do 1º ciclo (ex. Primário) ensinei aos meus alunos muitos dos valores e princípios que me fora transmitidos, de uma forma sublime e soberba, pela D. Isolina e ainda hoje, muitos dos meus alunos me deixam mensagens de que me orgulho, alguns deles e delas já casados, com filhos e com a vida arrumada. Isto, devo à D. Isolina, e todos os anos, temos organizado um jantar de confraternização em que a D. Isolina está com dezenas dos seus ex-alunos e nesses encontros de convívio temos uma  exposição,- livros, cadernos e sebentas antigas, lousas, palmatória, cana, tinteiros, mapas, pastas de linhagem e de ganga, "ferrões",-  teatro, fado, anedotas, histórias, "guitarradas e cavaquinhos" em suma, temos vida ao recordar esses tempos com a nossa ex-professora D. Isolina Igreja.
 Nesta segunda-feira, início do ano de 2016, antes de ir almoçar, penso que esta mensagem que aqui deixo, é a melhor sobremesa do mundo: uma taça de gratidão, com molho de amor, rodelas de carinho e sumo de "bem-haja". 

Resultado final: 
D. Isolina 36 Ex- alunos 36...(empatamos e não esquecer que as turmas do antigamente tinha  aproximadamente 40 alunos...)
A arbitragem não comento...
Esposende 4 de janeiro de 2016

                                                V.D.J.
                                                           Carlos Manuel de Lima Barros