ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

“Sensibilizar para Prevenir”

Esposende promove Semana dos Direitos das Crianças e Jovens de 12 a 16 de outubro
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende vai promover a Semana dos Direitos das Crianças e Jovens, entre os dias 12 e 16 de outubro.
Subordinada ao tema “Sensibilizar para Prevenir”, a iniciativa pretende informar e sensibilizar a comunidade no sentido de prevenir eventuais situações de risco e/ou perigo, promover o efetivo exercício dos direitos das crianças e jovens e uma integração social mais plena.
No sentido de abranger um público variado, serão desenvolvidas várias atividades de informação e sensibilização sobre temáticas como os Direitos Humanos, Acolhimento Residencial, Dependências, Direito de Menores e Delinquência Juvenil, estando igualmente prevista uma sessão de cinema para famílias.
O evento ficará marcado pela assinatura de um protocolo de cooperação entre a CPCJ de Esposende, o Município e várias entidades parceiras do concelho. O COOL - Cooperação Local para a Infância e Juventude prevê o acolhimento das crianças e jovens acompanhadas pela CPCJ em diversas modalidades desportivas, recreativas, artísticas e culturais, com vista a promover uma integração social mais plena das mesmas. A assinatura terá lugar no dia 12 de outubro, às 16h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, e será antecedida da sessão de abertura da Semana dos Direitos das Crianças e Jovens. 
Dirigida aos alunos do ensino secundário, realiza-se no dia 13 de outubro, às 14h00, no Auditório Municipal, uma sessão de formação sobre os direitos humanos, dinamizada pela Amnistia Internacional.

No Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, decorrerá, no dia 14, pelas 14h00, a iniciativa Acolhimento Residencial, destinada a técnicos de entidades de acolhimento, Comissões de Proteção de Crianças (CPC's) e outros profissionais da educação, das forças de segurança e serviço social, uma sessão que inclui a visualização do filme "O temporário 12" e reflexão por uma Equipa de Gestão de Vagas do Centro Distrital de Braga da Segurança Social. 
Para alunos do 9.º ano, será desenvolvida, no dia 15, às 14h00, no Auditório Municipal, a sessão de sensibilização sobre dependências “Tox: Uma história por escrever”, a cargo de Fátima Pimpão e Manuela Oliveira do Centro de Respostas Integradas de Braga.

Por fim, no dia 16, às 14h00, decorrerá, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, uma sessão de formação sobre a Lei Tutelar Educativa, designada “Direito de menores e Delinquência Juvenil”, que será dinamizada pelo Procurador da República Henrique Cascão. Esta ação destina-se a técnicos de entidades de acolhimento, CPC's e outros profissionais da educação, das forças de segurança e serviço social. A encerrar a Semana, terá lugar, ainda no dia 16, às 21h00, no Auditório Municipal, uma sessão de cinema para famílias, com a visualização do filme “À Procura da Felicidade”.
A participação nas atividades é gratuita, contudo carece de inscrição prévia, a formalizar através de email para cpcj.esposende@cm-esposende.pt.