Hiroxima e Nagasaki
“Os Verdes” alertam: o nuclear continua, hoje, a constituir
um enorme perigo para a Humanidade
Assinala-se hoje, dia 6 de Agosto, o 70º aniversário do rebentamento da primeira bomba nuclear em Hiroxima e, no próximo dia 9, em Nagasaki, onde pereceram milhares de pessoas, e cujas consequências e devastação perduram até hoje.
Se Hiroxima e Nagasaki fizeram milhares de mortos e tiveram um impacto ambiental dramático, Three Miles Island em 1979 e Chernobil em 1986, não foram dramas menores e vieram demonstrar que o nuclear não constitui apenas uma ameaça quando é usado para fins militares mas, ainda, representa um potencial perigo de destruição de todo o tipo de formas de vida, cujas consequências, que perduram por milhares ou milhões de anos são impossíveis de avaliar na sua totalidade.
Para “Os Verdes”, o nuclear é uma ameaça permanente à paz, ao equilíbrio ecológico, à segurança e representa um perigo para a Humanidade.
Os Verdes alertam para o perigo que o nuclear representa para a Humanidade e reafirmam a sua total rejeição ao nuclear, seja ele “civil” ou militar. Para o PEV, esta data deve ainda lembrar que são precisos esforços para promover a paz no mundo e empenho no desarmamento nuclear, aprofundando o cumprimento do tratado do desarmamento e não proliferação de armas nucleares.
O Partido Ecologista “Os Verdes”
Lisboa, 6 de Agosto de 2015