terça-feira, 16 de junho de 2015

Município de Esposende


Município de Esposende destaca-se nas boas práticas de Gestão Municipal

O Sistema de Gestão do Município de Esposende continua a ser referenciado como um exemplo.

Recentemente, a convite da Associação Portuguesa para a Qualidade e da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, a Câmara Municipal foi convidada a dar a conhecer as suas boas práticas no seminário “Qualidade nas Autarquias Locais”, que decorreu na Praia da Vitória, na Ilha Terceira. 
Este evento teve como objetivo a apresentação de algumas boas práticas ao nível do trabalho desenvolvido na administração pública portuguesa, bem como uma reflexão e debate sobre a importância dos princípios orientadores da qualidade na gestão autárquica como fator de sustentabilidade. 

A Autarquia fez-se representar pela Vereadora Raquel Vale, responsável pela Qualidade, Inovação e Modernização Administrativa, que salientou que “uma nova abordagem da gestão por processos tem possibilitado ao Município garantir a sua capacidade de adaptação às mudanças de contexto com que a Administração Pública se depara diariamente”.

A Vereadora representou também o Município na 8.ª Conferência Anual do Instituto Português de Business Process Management - BPM LISBON 2015, onde o Município se destacou na partilha das suas boas práticas de gestão.

No painel dedicado à Administração Pública, Raquel Vale apresentou algumas das abordagens e técnicas que o Município adota no planeamento e operacionalização das suas atividades diárias, bem como na gestão da informação. A Vereadora refere que “estas metodologias, assentes no referencial normativo de gestão da qualidade, têm sido indispensáveis na implementação de medidas de simplificação e melhoria, com especial enfoque na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, na medida em que implica a aferição da sua satisfação”.
O Município de Esposende iniciou em 2005 a implementação de um Sistema Integrado de Gestão. Este processo foi voluntário e suportado em motivações políticas e objetivos da própria organização, traduzindo-se numa ferramenta de gestão indispensável à procura e adoção de medidas de simplificação e melhoria, com especial enfoque na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, na medida em que possibilita que as decisões tomadas sejam as mais adequadas e eficientes, mas também claras, transparentes, de modo a que possam ser, a todo o momento, acompanhadas. 
Todo este processo implica um alinhamento do Município com a estratégia política do presente executivo, no sentido de levar a bom porto a operacionalização de projetos e objetivos definidos.