ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 13 de junho de 2015

Município de Esposende

Município de Esposende sensibiliza para a diabetes com sessão cultural
O Município de Esposende, em colaboração com a Associação de Diabéticos do Minho, vai promover, no próximo dia 20 de junho, pelas 15h00, no Auditório Municipal de Esposende, uma sessão cultural com vista a sensibilizar a população para a problemática da diabetes.

Sob o lema “Diabetes sem limites”, esta sessão integrará momentos recreativos protagonizados pela ARCA- Associação Recreativa e Cultural de Arcozelo, Cantata, Irmãos Martins e pelo Grupo Folclórico de Barcelinhos e contará com testemunhos de pessoas que vivem "positivamente" com a doença, nomeadamente da médica Vera Lopes, da enfermeira Marlene Gomes e do árbitro Vitor Barbosa.
Com esta iniciativa pretende-se consciencializar a população para os sintomas da diabetes, alertar para a necessidade de hábitos e criar um espirito positivo junto daqueles que padecem da doença.
Apelidada como uma doença dos nossos tempos, pois está intimamente ligada aos estilos de vida da população, a diabetes é uma doença crónica que se carateriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos.
A diabetes é uma doença silenciosa que se pode desenvolver sem sintomas durante muitos anos. É uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens, sendo que há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos. Por todas estas razões, o Município, consciente da importância de manter a população informada sobre questões de saúde e empenhada em contribuir para a adoção de hábitos de vida saudáveis, vai levar a efeito esta sessão cultural, dirigida ao público em geral e com entrada livre.