quinta-feira, 16 de abril de 2015

Paulo Gonçalves

 Paulo Gonçalves:
“Os últimos três anos foram os melhores da minha carreira”
Desde que Paulo Gonçalves assinou pela Honda que o piloto português alcançou as maiores conquistas como piloto de ralis. Por entre os sucessos destaca-se a conquista do título de Campeão do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno em 2013 e, mais recentemente, o segundo lugar na edição de 2015 do Rali Dakar.
 Historicamente, Portugal tem o hábito de criar grandes aventureiros. Nomes que incluem, descobridores, conquistadores... e pilotos de ralis! Portugal, uma terra rica na tradição dos ralis todo-o-terreno, sediou o início das duas últimas edições africanas do Rali Dakar, mas também é portador de um dos maiores especialistas dos ralis todo-o-terreno: o piloto Paulo Gonçalves do Team HRC. Em Esposende, a sua cidade natal, a estrela da Honda, ladeado pela sua esposa Sofia Gonçalves e os seus dois filhos Érica e Ruben, fornecendo apoio motivacional adicional, providenciam o apoio motivacional adicional com que Paulo Gonçalves enfrenta as maiores e mais duras provas de TT do mundo.




Depois do segundo lugar no Dakar 2015, voltaste à ação no Abu Dhabi Desert Challenge. Em que forma se encontra Paulo Gonçalves?
Paulo Gonçalves: Estes últimos dois meses desde o final do Dakar, onde consegui o segundo lugar, aproveitei para descansar ao máximo. Recomecei o meu trabalho muito focado em lutar uma vez mais pelo título mundial, mas infelizmente as coisas não correram da melhor forma na primeira corrida onde acabámos por ficar afastados da vitória na corrida à penúltima etapa.
O Dakar 2016 não incluirá o Chile na sua rota, isso é uma grande pena…
PG: Sim, é mesmo uma pena. O Chile tem sido uma parte muito importante do Dakar. O Atacama sempre foi sinónimo de dureza pelas surpresas na forma como a corrida se desenrola. O coração do rali sul-americano é, em grande parte, lá. Não sei o que a organização vai fazer para compensar a sua ausência, mas com a experiência que eles têm tenho certeza que estão à procura de uma solução. É uma vergonha o Chile não ser incluído, mas o Dakar 2016 vai continuar a ser um Dakar muito difícil certamente.

O Dakar 2014 foi terrível para ti, mas redimiste-te ao terminar no pódio em 2015, com uma grande hipótese de ganhar o rali, por ti e pela equipa.
PG: É verdade que 2014 as coisas não funcionaram da melhor forma em todos os sentidos. Dois meses antes estava a desfrutar do título de Campeão do Mundo, depois, na quinta etapa do Dakar estava fora da corrida. Tinha grandes esperanças, mas tudo correu por água abaixo. Foi um momento muito difícil para mim, mas mantive a cabeça levantada e preparei-me para apoiar os meus colegas de equipa até ao final da prova. Quando o Dakar terminou, passei a focar-me em mais uma temporada do Campeonato do Mundo onde lutei até à última corrida pelo título. No final, não fui capaz de ficar com o título mas tive de me contentar com o segundo lugar.
Fomos para o Dakar 2015 com toda a equipa determinada a estar na luta pela vitória final. Sabíamos que a equipa estava forte e bem preparada. O Joan Barreda estava na frente com uma boa margem e eu estava a lutar pelo pódio mas infelizmente o Salar de Uyuni deixou o Joan fora da corrida e também eu perdi tempo nesse dia também, mas tive mais sorte do que os meu outros colegas de equipa e fui capaz de permanecer na luta pela vitória. Depois de uma grande batalha terminei em segundo lugar. Foi uma ótima maneira de colocar o acidente do ano passado para trás das costas e grande motivação para a equipa que continua a querer quer ganhar. O caminho está traçado e o momento da vitória vai chegar.
No Dakar os teus companheiros de equipa ajudaram-te a superar alguns momentos complicados…
PG: Sim. Eu tive alguns problemas na segunda etapa-maratona que não teria sido capaz de superar sem a ajuda dos meus companheiros de equipa. Esta é a força da nossa equipa: nós somos bem organizados e a equipa funciona da melhor maneira. O Jeremias Israel fez um grande sacrifício para que pudéssemos continuar na luta pelo pódio; O Joan Barreda, o Hélder Rodrigues, o Jeremias Israel e eu trabalhámos bastante e a equipa foi recompensada com um segundo lugar. Este é um dos grandes valores que a equipa tem e que funciona muito bem em conjunto. Todos nós trabalhamos em conjunto para atingir os objetivos e principalmente a vitória!
Vencer etapas e ter uma boa equipa. Esta é 100% a filosofia da Honda.
PG: A filosofia da Honda, desde que eu corro, tem sido a de vencer corridas. O trabalho que nós empreendemos em todas as competições que entramos é feito para ganhar: etapas, corridas... e se não o fizermos, temos que pensar que estamos a competir com fortes rivais que também estão bem preparados. Mas a Honda começa sempre com hipóteses claras de ganhar. As máquinas, a equipa, os pilotos... tudo se prepara para ganhar. Acho que não houve um único rali desde que a Honda voltou que não ganhámos pelo menos uma etapa. Nós ainda não alcançámos o objetivo final, que é vencer o Dakar, mas se continuarmos assim lá chegaremos.
Algumas das características que te definem como piloto são a tua resistência e o teu espírito de sacrifício. Na tua preparação a tua vida familiar é também muito importante?
PG: Os pilotos, a este nível, são profissionais que sabem como fazer o seu trabalho. Felizmente temos um trabalho que nos dá grande prazer e que nos motiva diariamente. Fomos escolhidos para ocupar um lugar, mas isso tem que se ganhar. A minha família é muito importante e isso traz-me muita estabilidade e faz-me muito feliz. Não é fácil quando estou ausente por duas ou três semanas seguidas e temos uma criança de seis anos de idade e uma criança de quatro anos de idade em casa, mas isso acontece com muitas outras pessoas também. Temos que encontrar uma maneira de não deixar que isso nos faça perder a motivação e a concentração.

Os teus filhos são muito exigentes? Será que querem que o pai volte sempre para casa com o troféu?
PG: O que eles querem é que o pai chegue de volta são e salvo. Esse é o prémio mais importante para eles. Nós praticamos um desporto de alto risco e os fatores externos que afetam as corridas têm de ser sempre considerados. Mas eles sempre perguntam sempre se eu ganhei. Explico-lhes sempre que o pai está na corrida com um leque de outros pilotos muito bem preparados e com os mesmos objetivos. Quando não se ganha, tem que se saber respeitar e valorizar o que se faz. Não devemos fazer as crianças acreditarem que tudo se resume a ganhar ou perder. Eles devem aprender a respeitar e dar o seu melhor. Em seguida, a vitória virá. Se não vier, vai vir da próxima vez, mas temos é que estar sempre satisfeitos com o trabalho feito.
Com valores como esses, muito em breve eles estão a ultrapassar o pai!
PG: Neste momento eles ainda são muito pequenos para correr. Nem tenho a menor ideia se realmente querem correr! Não vou pressioná-los a isso. Se eles assim o entenderem, então aí sim vou tentar ajudá-los a fazê-lo bem.
A paciência é outra das tuas virtudes…
PG: Depois de mais de vinte anos de corridas é normal perceber que as coisas nem sempre funcionam como queremos logo à primeira vez e então temos que esperar pelo momento certo. Temos que encarar todos os momentos em nosso redor, principalmente quando as coisas não estão a correr da melhor forma. A nossa competição é como uma maratona: a corrida não se ganha no primeiro minuto ou no primeiro quilómetro, é uma luta contínua.
Se olharmos para trás, depois de uma grande carreira no Motocross, mudas para os ralis, especialidade onde já conseguiste muitos sucessos.
PG: Corri no meu primeiro Dakar há dez anos, mas não estava a competir ainda nos ralis, fiz apenas o Dakar. Vinha do Motocross e pensava que o Dakar se conquistava logo ao primeiro quilómetro. Obviamente, os resultados não vieram porque caí muito e não tinha a menor ideia do que era a navegação.
Há cerca de quatro anos atrás, a equipa Speedbrain deu-me a hipótese de deixar o Motocross e entrar no mundo dos ralis. Foi uma grande mudança. Ao longo dos últimos anos consegui estar na luta pelo Campeonato do Mundo e até mesmo ganhar. Agora estou numa equipa que me permite trabalhar com os melhores meios e estou muito satisfeito por aqui ter chegado. Os últimos três anos foram os melhores da minha carreira e estão a ficar cada vez melhores.
Depois de tantos anos de corrida, este é o melhor momento da tua carreira, com a melhor arma e os melhores companheiros de equipa, onde já deixaste de ser um “outsider” para te tornares um sério candidato à vitória em qualquer corrida que entrares...
PG: Aos 36 anos de idade tenho a melhor moto, a maior equipa e ao longo dos últimos dois anos os melhores resultados da minha vida: um título de Campeão do Mundo e um segundo lugar no Dakar. Isto é uma motivação gigantesca. De certa forma, 36 é pouco. Talvez esteja a amadurecer como uma garrafa de Vinho do Porto... Aos 20, 25 ou 30 anos nunca fui capaz de obter resultados como estes. Mas agora estou a subir o nível e a melhorar o meu desempenho, mas isso devo também à grande equipa que está por trás de mim.

O próximo grande teste é o Sealine Cross-Country Rally no Qatar. Esta corrida é muito diferente do Abu Dhabi Desert Challenge, sem tantas dunas, mas com uma navegação muito exigente.
PG: Com um monte de trilhos pedregosos e muita navegação, terminando as etapas nas dunas, quase todos juntos. Há cerca de 20% de areia e 80% de navegação. O objetivo da equipa HRC é continuar a desenvolver a mota, uma vez que as nossas hipóteses de conquistar o título de Campeão do Mundo ficaram reduzidas após os resultados em Abu Dhabi. É por isso que haverá menos pressão. Vamos entrar na corrida muito mais relaxados e podemos testar essencialmente a navegação e a mota.
Qual é a tua opinião sobre a nova regra de se poder escolher a posição de partida na etapa seguinte?
PG: A regra não me parece justa. Em Abu Dhabi funcionou a meu favor, mas mesmo assim não me parece certa. Espero que seja alterada, porque não é um método correto. A corrida deve ser ganha pela própria corrida. Se a corrida obriga a parar antes da linha de chegada para ter a hipótese de vencer, isso não é nada bom. Se pudéssemos escolher apenas entre as três primeiras posições de partida para o dia seguinte, então talvez fosse mais justo. Acredito que esta regra vai ser modificada muito em breve.
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