sábado, 17 de janeiro de 2015

Turismo

Oportunidades e Desenvolvimento do Turismo
foram debatidos em Esposende
 Secretário de Estado do Turismo marcou presença no evento
O Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, participou ontem em Esposende, no Seminário “O Turismo – Oportunidades e Desenvolvimento”, uma organização conjunta do Município de Esposende e da GTI – Gestão, Tecnologia e Inovação, S.A..

O evento, que reuniu empresários e dirigentes de organizações turísticas, entre outros agentes, decorreu no Auditório Municipal de Esposende, e visou prestar informação sobre os programas e instrumentos financeiros no contexto do quadro comunitário “Portugal 2020” para apoiar projetos turísticos, e promover uma reflexão à luz deste novo quadro comunitário sobre temas determinantes para o futuro do setor hoteleiro, alojamento e restauração da região.

A sessão de abertura coube ao Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, que apresentou Esposende como um Município com uma vertente claramente turística e um território cheio de potencialidades, desde a gastronomia ao património, onde o Parque Natural Litoral Norte sobressai como um ativo da maior importância. As acessibilidades que servem o concelho foram apontadas pelo Autarca como uma mais valia, assim como a morfologia plana da cidade de Esposende, atrativa para pessoas como mobilidade condicionada. Terminou esta que foi a sua primeira intervenção realçando a pertinência do tema deste Seminário, à luz do novo quadro comunitário, e a importância de definir estratégias para a futuro atendendo aos novos paradigmas de desenvolvimento.
Benjamim Pereira voltou a usar da palavra no encerramento dos trabalhos, já na presença do Secretário de Estado do Turismo, começando por destacar a importância do Turismo, partindo do contexto nacional para abordar depois o setor no plano local, dando nota, por exemplo, do crescente aumento do número de dormidas que, em 2013, rondou as 100 mil. O Presidente afirmou o empenho do Município em tornar Esposende um território cada vez mais atrativo e diferenciador, criando assim valor para os agentes económicos, razão pela qual decidiu avançar com a elaboração do Plano de Marketing Territorial, um instrumento que irá ajudar a esse desiderato.
O Autarca considerou essencial o investimento na formação para assegurar um serviço de qualidade e, deste modo, garantir a satisfação dos turistas e visitantes. Em jeito de análise às intervenções dos vários oradores, deixou vários apontamentos, referindo, por exemplo, as medidas municipais que constituem um incentivo à fixação de população e empresas, entre os quais a não aplicação de Derrama, a baixa taxa de IMI e a isenção de custos na ligação às redes de água e saneamento, para além da redução de 50% das taxas das esplanadas, reconhecendo, por outro lado, que a introdução de portagens foi uma machadada na estratégia do Município para a fixação de pessoas. Noutro contexto, referiu que as intervenções de requalificação do território se traduzem em investimento para impulsionar o Turismo, para além de visarem a melhoria da qualidade de vida da população, e apontou como exemplo o Programa Polis Litoral Norte, destacando a Ecovia do Litoral, desde Caminha a Apúlia, como um ativo turístico não só da região e do país, mas a nível europeu.
“O Turismo português está a viver um bom momento”, começou por afirmar o Secretário de Estado do Turismo, na intervenção de encerramento dos trabalhos deste Seminário. Adolfo Mesquita Nunes sustentou a afirmação com números que dão conta de um crescimento “acima de todas as médias”, dizendo que os resultados são, por um lado, fruto das políticas de promoção desenvolvidas pela Administração Central e, por outro, reflexo do forte empenho do sector privado, das empresas e dos seus trabalhadores. Apesar do discurso otimista, onde deu nota do peso do Turismo na balança económica nacional, o Governante admitiu que “nem tudo está bem no setor” e reconheceu que há empresas a atravessar dificuldades. Neste contexto, considerou, o novo quadro comunitário “Portugal 2020” pode ajudar a encontrar novos modelos de negócio, realçando, contudo, que “é preciso bons projetos”. Notando que a região Norte vai receber mais 25% de fundos do que no anterior quadro comunitário, o Secretário de Estado do Turismo afirmou que o “Portugal 2020 vai mitigar as assimetrias regionais”.
Adolfo Mesquita Nunes defendeu a requalificação dos equipamentos existentes em detrimento da construção de novos empreendimentos, notando que há “muitos mais desafios” que nada têm a ver com esta área, dando vários exemplos, desde as novas ferramentas de gestão hoteleira às questões da eficiência energética e ambiental dos equipamentos, “questões que geram oportunidades de negócio e de emprego”, frisou.
A terminar a sua intervenção, o Governante afirmou que o setor tem um elevado potencial de crescimento e defendeu que é preciso políticas que ajudem empresas a responder aos novos desafios, alertando, no entanto, que os fundos comunitários não podem ser encarados como uma “varinha mágica” para resolver os problemas do setor.
O Seminário “O Turismo – Oportunidades e Desenvolvimento” proporcionou a abordagem de várias matérias, por representantes de organismos relevantes no setor. Assim, António Sousa Martins, Secretário-Geral Adjunto da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), foi convidado a falar sobre “Alojamento e Restauração”, tendo alertado para as dificuldades que os empresários destes setores enfrentam, aos mais diversos níveis.
“Oportunidades Turísticas no Norte” foi o tema abordado pela Coordenadora de Promoção e Marketing da Turismo do Porto e Norte. Sofia Ferreira referiu que “Esposende é uma referência para a região ao nível de produtos estratégicos”, apontando como exemplo o turismo de Natureza, desde as atividades náuticas ao birdwatching.
João Duque, Presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, debruçou-se sobre os “Recursos Humanos no Turismo”. Destacou a importância da identidade e da hospitalidade para fazer crescer o Turismo e apontou o “Portugal 2020” como o veículo para atingir a maturidade financeira.
Por fim, Jorge Abrantes, do Turismo de Portugal, apresentou os “Instrumentos de Apoio ao Investimento no Turismo”, tendo em vista valorizar a oferta e consolidar, qualificar e capacitar as empresas.