Município de Esposende avança
com Plano de Marketing Territorial do Concelho
A Câmara Municipal de Esposende vai avançar com a elaboração de um Plano de Marketing Territorial do Concelho. O anúncio foi feito, ontem, pelo Presidente da Câmara Municipal, em sessão realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, na qual estiveram presentes diversos agentes locais, entre os quais Presidentes de Junta, comerciantes, empresários e dirigentes associativos.
Benjamim Pereira explicou que sendo Esposende um concelho com forte vocação turística, o objetivo do Município passa por identificar as suas potencialidades e definir uma estratégia global de promoção e comunicação, de forma a promover o território, adiantando que o Plano deverá estar concluído no final do primeiro trimestre de 2015.
A título de exemplo, o Autarca referiu que o Município promove um conjunto de eventos com alguma dimensão, como é o caso do Encontro Luso-galaico de BTT, o Galaicofolia e o Festival Sons de Verão, dos quais poderá tirar maior partido através de uma comunicação mais eficaz. Benjamim Pereira apontou também o caso do Parque Natural do Litoral Norte como uma mais valia a potenciar, acrescentando que a estratégica de marketing pretende valorizar o território como um todo, desde a gastronomia aos equipamentos.
A elaboração do Plano de Marketing Territorial estará a cargo da empresa Wire Image/ Smart Value Consulting que desenvolveu o Plano de Marketing da cidade no âmbito do Programa de Ação URBI Esposende, sendo profissionais que já têm conhecimento do território, fator que constitui uma mais valia.
Em representação da empresa, estiveram presentes na sessão Paulo Alves e Ângela Crisóstomo, que explicaram os objetivos do Plano e a metodologia de trabalho que será desenvolvida e que passa, numa primeira fase, por ouvir dos vários agentes locais, desde Presidentes de Junta, comerciantes, empresários, dirigentes associativos, até à comunidade, turistas e visitantes, no sentido de perceber quais os fatores de afirmação de Esposende para depois definir a forma de potenciar o concelho, ou seja, valorizar o que já existe. Paulo Alves frisou que é essencial a participação de todos, assim como o seu envolvimento para que Esposende se afirme e seja um território mais pró-ativo. Ângela Crisóstomo clarificou que o plano de comunicação passa por fazer o levantamento do trabalho feito pelo Município neste domínio, para apurar o que resultou bem e menos bem, definindo a partir daí um plano de comunicação integrado, ou seja “perceber as boas práticas para tornar ainda mais coerente e eficaz a comunicação”.